Logo Folha de Pernambuco

relações diplomáticas

Novo ministro das Relações Exteriores do Irã confirma conversas com os EUA

Washington e Teerã cortaram relações diplomáticas após a Revolução Islâmica no Irã em 1979

O ministro das Relações Exteriores em exercício do Irã, Ali BagheriO ministro das Relações Exteriores em exercício do Irã, Ali Bagheri - Foto: Anwar Amro / AFP

O novo ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Bagheri, confirmou nesta segunda-feira (3), em Beirute, que Teerã mantém conversas com os Estados Unidos no sultanato de Omã.

Bagheri exerce o cargo de chanceler interino após a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, que faleceu em maio em um acidente de helicóptero juntamente com o então ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdollahian.

Bagheri trabalhava como adjunto de Abdollahian e negociador-chefe do programa nuclear iraniano.
 

"Sempre continuamos nossas negociações [...] e elas nunca foram interrompidas", disse Bagheri em resposta a uma pergunta sobre o assunto durante entrevista coletiva.

Washington e Teerã cortaram relações diplomáticas após a Revolução Islâmica no Irã em 1979.

O jornal britânico Financial Times noticiou em março que Bagheri participa de conversas indiretas com os Estados Unidos em Omã desde o início de 2024, em um contexto de intensificação das tensões regionais devido à guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas em Gaza.

Os Estados Unidos são o principal aliado de Israel e fornecem armas, enquanto o Irã apoia o Hamas e o movimento libanês Hezbollah.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter