guerra na ucrânia

Novo ministro ucraniano da Defesa promete libertação 'cada centímetro' do país

Ucrânia realiza uma difícil contraofensiva no sul e leste do país

Novo ministro ucraniano da Defesa, Rustem UmerovNovo ministro ucraniano da Defesa, Rustem Umerov - Foto: Andrii Nesterenko/AFP

O novo ministro ucraniano da Defesa, Rustem Umerov, prometeu nesta quarta-feira(6) libertar “cada centímetro” do seu país ocupado pela Rússia, pouco depois da votação do Parlamento para aprová-lo nas suas funções.

“Farei todo o possível e o impossível para a vitória da Ucrânia, quando liberarmos cada centímetro de nosso país e todos os nossos”, afirmou no Facebook.

“Nosso plano é a vitória”, insistiu, enquanto a Ucrânia realiza uma difícil contraofensiva no sul e leste do país onde, segundo o ministro, “a população nos espera”.

Horas antes, o Parlamento aprovou, com uma maioria folgada, sua nomeação como titular da Defesa, um posto-chave para garantir o fornecimento de armas em meio à invasão russa.

Umerov, de 41 anos e que até agora dirigia o Fundo de Propriedade Estatal, encarregado das privatizações, é uma figura de destaque na comunidade de tártaros da Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014.

Este muçulmano praticante tem a recompensa de ser um bom negociador, discreto e pragmático.

O ex-ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, de 57 anos, tornou-se um dos rostos mais conhecidos da resistência ucraniana à invasão russa, lançada em fevereiro de 2022. Deixou o cargo após escândalos de corrupção em seu Ministério.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter