Novos conselheiros do CRO-PE tomaram posse para o biênio 2022/2023
A nova diretoria comanda os trabalhos do Conselho Regional de Odontologia até o dia 31 de dezembro de 2023
A diretoria do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) eleita para o biênio 2022/2023 tomou posse nesta quinta-feira (13), no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no centro do Recife. A gestão da autarquia do biênio 2022/2023 compreende o período de 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2023.
Guiada pelo ex-conselheiro Belmiro Cavalcanti Vasconcelos, estavam presentes na mesa também o conselheiro efetivo no cargo de presidente, Eduardo Airton; o conselheiro efetivo no cargo de secretário, Adelmo Cavalcanti; a conselheira efetiva no cargo de tesoureira, Maria Catarina Lago; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; e o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Eduardo Suevelyn.
Leia também
• Polícia autua quatro pessoas por exercício ilegal da Odontologia em Jaboatão
• Profissional de odontologia destaca a importância da saúde bucal
Presidente reeleito do CRO, o cirurgião-dentista Eduardo Vasconcelos ressaltou a importância de continuar firme no propósito de valorizar o profissional de odontologia em Pernambuco, ao mesmo tempo em que busca minimizar desigualdades e garantir o acesso à saúde bucal de qualidade para toda a população.
"O Conselho é um órgão de fiscalização, e o nosso principal objetivo é fazer com que o serviço público de odontologia funcione de maneira adequada", afirmou. "Dentre as nossas demandas mais urgentes, estão a valorização do profissional, que passa pelo pagamento do piso salarial para os cirurgiões-dentistas e o adicional de insalubridade, além de profissionalizar a gestão da saúde bucal nos municípios", complementou.
Conselheira efetiva eleita para o cargo de presidente da Comissão de Ética, a cirurgiã-dentista Fabiana Moura da Motta destacou que uma das frentes de trabalho do Conselho para o próximo biênio é aproximar o profissional da instituição. "Estamos aqui para fortalecer esse vínculo entre profissional e conselho, facilitando demandas. Além, é claro, de buscar a valorização dos nossos profissionais em diversos aspectos, desde a remuneração até a melhoria das atividades de trabalho. Nossa missão é colocar o profissional da odontologia em posição de destaque na sociedade", disse Fabiana.
O corpo de conselheiros eleitos efetivos é formado por Eduardo Vasconcelos (presidente), Adelmo Cavalcanti (secretário), Maria Catarina Lago (tesoureira), Fabiana Moura Motta (presidente da Comissão de Ética) e Marco Antonio Frazão (presidente da Comissão de Tomada de Contas). Os conselheiros suplentes são Claudio Heliomar Vicente, Daniel Saturnino, Glauco dos Santos, Hercules Rodrigues e Avelar Cesar.