Número de notificações de SRAG em Pernambuco é o maior desde setembro de 2020
A diferença é que em setembro os indicadores estavam em queda e, agora, sobem aceleradamente
O aumento nos chamados por ambulâncias e nas solicitações por leito de internação não deixam dúvidas sobre o momento delicado que Pernambuco enfrenta em relação à pandemia da Covid-19. E os índices reforçam o quão avassaladora tem sido essa segunda onda.
Desde o final de 2020 e início deste ano, o Estado apresentava oscilação em patamares elevados. Nas últimas semanas, contudo, entrou em rota de aceleração de infecções.
É tanto que, pela primeira vez neste ano, foram registrados mais de 100 casos diários de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir da Covid-19. No último dia 5, foram 123 casos e nesta segunda-feira (8), 114.
Esse dado chama atenção porque os pacientes que evoluem com sintomas mais graves, segundo os especialistas, são a menor parcela entre o total de infectados.
Crescente
Na última semana, a Semana Epidemiológica (SE) 9 de 2021, o Estado registrou o maior número de notificadções de SRAG desde a Semana Epidemiológica 36 de 2020, entre os dias 1º e 7 de setembro.
As notificações não necessariamente se confirmam como casos de Covid-19, uma vez que outros vírus respiratórios também podem causar esse quadro.
A SE 36 de 2020 acumulou 959 notificações de casos de SRAG, com 233 pacientes testando positivo para o novo coronavírus. Já entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março de 2021, foram 947 notificações de SRAG. Até o momento, 256 pacientes já receberam resultado positivo para infecção pelo Sars-CoV-2 - o número ainda pode aumentar, dado o atraso na liberação dos resultados.
Leia também
• Buscando ampliar vagas de UTI para Covid-19, Pernambuco recebe 79 respiradores
• Pernambuco registra maior índice de solicitações por leitos para Covid-19 na rede pública desde maio
• Petrolina atinge ocupação máxima nos leitos de UTI para Covid-19
O que chama atenção nesses cenários é o contexto em que eles acontecem. Em setembro, após encarar meses de extrema dificuldade em abril, maio e junho, Pernambuco vinha em um movimento de descida nos indicadores, com redução gradativa dos casos a cada semana.
Agora, o sentido é oposto, com uma aceleração expressiva no número de novas infecções e perspectivas duras para as próximas semanas, de acordo com o que disse o secretário de Saúde do Estado, André Longo, em entrevistas coletivas recentes.
Com apenas dois dias, a SE 10 de 2021, que começou no domingo (7) e só encerra no próximo sábado (13), já reúne 106 casos de SRAG, sendo cinco deles já com diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus.