Logo Folha de Pernambuco

Síndrome Respiratória Aguda Grave

Número de notificações de SRAG em Pernambuco é o maior desde setembro de 2020

A diferença é que em setembro os indicadores estavam em queda e, agora, sobem aceleradamente

Samu Metropolitano do RecifeSamu Metropolitano do Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O aumento nos chamados por ambulâncias e nas solicitações por leito de internação não deixam dúvidas sobre o momento delicado que Pernambuco enfrenta em relação à pandemia da Covid-19. E os índices reforçam o quão avassaladora tem sido essa segunda onda. 

Desde o final de 2020 e início deste ano, o Estado apresentava oscilação em patamares elevados. Nas últimas semanas, contudo, entrou em rota de aceleração de infecções.

É tanto que, pela primeira vez neste ano, foram registrados mais de 100 casos diários de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir da Covid-19. No último dia 5, foram 123 casos e nesta segunda-feira (8), 114. 

Esse dado chama atenção porque os pacientes que evoluem com sintomas mais graves, segundo os especialistas, são a menor parcela entre o total de infectados. 

Crescente
Na última semana, a Semana Epidemiológica (SE) 9 de 2021, o Estado registrou o maior número de notificadções de SRAG desde a Semana Epidemiológica 36 de 2020, entre os dias 1º e 7 de setembro. 

As notificações não necessariamente se confirmam como casos de Covid-19, uma vez que outros vírus respiratórios também podem causar esse quadro. 

A SE 36 de 2020 acumulou 959 notificações de casos de SRAG, com 233 pacientes testando positivo para o novo coronavírus. Já entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março de 2021, foram 947 notificações de SRAG. Até o momento, 256 pacientes já receberam resultado positivo para infecção pelo Sars-CoV-2 - o número ainda pode aumentar, dado o atraso na liberação dos resultados.  

O que chama atenção nesses cenários é o contexto em que eles acontecem. Em setembro, após encarar meses de extrema dificuldade em abril, maio e junho, Pernambuco vinha em um movimento de descida nos indicadores, com redução gradativa dos casos a cada semana. 

Agora, o sentido é oposto, com uma aceleração expressiva no número de novas infecções e perspectivas duras para as próximas semanas, de acordo com o que disse o secretário de Saúde do Estado, André Longo, em entrevistas coletivas recentes. 

Com apenas dois dias, a SE 10 de 2021, que começou no domingo (7) e só encerra no próximo sábado (13), já reúne 106 casos de SRAG, sendo cinco deles já com diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus. 

 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter