Logo Folha de Pernambuco

CRISE

Número de refugiados da Ucrânia supera dois milhões, anuncia Acnur

Polônia recebeu mais da metade das pessoas que fugiram

Refugiados da Ucrânia embarcando em direção à Hungria Refugiados da Ucrânia embarcando em direção à Hungria  - Foto: Attila Kisbenedek / AFP

O número de pessoas que fugiram da Ucrânia desde o início a invasão russa em 24 de fevereiro superou nesta terça-feira (8) a barreira de dois milhões, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

O site da organização afirma que 2.011.312 pessoas saíram do país e que a Polônia recebeu mais da metade (1.204.403).

"Hoje, a saída de refugiados da Ucrânia alcançou 2 milhões. 2 milhões", tuitou o alto comissário para os refugiados, Filippo Grandi.

Grandi visitou Romênia, Moldávia e Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia, onde a Rússia iniciou uma ofensiva militar em 24 de fevereiro.

O alto comissário elogiou a recepção "exemplar" dos três países aos refugiados, durante uma entrevista coletiva em Oslo.

Grandi afirmou que "até o momento" estes países estão conseguindo administrar a chegada de refugiados porque estes têm "alguns recursos".

"Muitos chegam de carro e, sobretudo, têm vínculos, podem viajar até onde possuem família, amigos, uma comunidade", explicou.

"É possível que, caso a guerra continue... comecemos a observar pessoas sem recursos ou vínculos e isto será um problema mais difícil de administrar para os países europeus", destacou.

As guerras dos Bálcãs, na Bósnia e em Kosovo, também provocaram um enorme fluxo de refugiados, "entre dois e três milhões, mas em um período de oito anos", destacou. "Agora estamos falando de oito dias", disse Grandi.

"Em outras regiões do mundo, sim, observamos este cenário, mas na Europa é a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou.

Depois de várias tentativas que não avançaram, a Rússia prometeu abrir corredores humanitários nesta terça-feira para permitir a saída de milhares de civis das principais cidades ucranianas, atingidas pela guerra há quase duas semanas.

Veja também

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda
Bolsonaro

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

Newsletter