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Opinião

O bonde do Bom Jesus para o Bairro do Recife

O turismo é sem dúvida uma das atividades econômicas vocacionadas e viáveis para o Recife. No contexto das demais cidades e capitais, especialmente do Nordeste, Recife apresenta destaque especial pelos seus aspectos históricos e seu sentido emblemático de unidade nacional brasileira, tendo em vista sua posição peculiar na formação histórica e econômica nacional, por sua posição geográfica, sua estrutura física e social, sua arquitetura, artes etc.

Segundo "experts" do turismo tradicional, a tendência das correntes turísticas desse novo século é privilegiar mais os aspectos culturais e históricos acima, da atração do tipo “sol e mar”. Neste sentido, o Recife apresenta vantagens comparativas especiais, mas precisa aparelhar-se melhor para essas potencialidades e lidar com esse novo tipo de demanda.

Manter  e recompor tradições, peças, relíquia e recursos de um passado cultural atraente e de encanto especial para o turistas é o que se faz em grande parte do mundo. Daí a preservação e reconstituição às vezes difíceis e muito onerosas de monumentos, prédios e obras de artes antigas, que encantam as novas gerações e os turistas.

Entre essas relíquias e recursos históricos, para algumas cidades, está a imagem do bonde elétrico, pelo que tem de meio de transporte alternativo diferenciado, marco saudosista de uma época inda recente, e que tem sido preservado e estabelecido em muitas cidades do mundo.

No caso de Recife, há, além, de tudo, uma tradição ainda bem acessa, de ter utilizado o bonde como meio de transporte amplo, estando essa imagem ainda ligada liga à história recente e á geografia da cidade.

O bonde elétrico em Recife foi inaugurado em maio de 1914, sob a responsabilidade da “Pernambuco Transway and Power Limited”. Já antes  havia o precário “bonde de burros”, combinado com o uso da “machine bomb” (maxambombas), espécie de trem a vapor adotado para os bairros distantes.

Viajava-se de bonde, quer entre os bairros centrais do Recife, quer para bairros mais distantes como Várzea, Boa Viagem, Dois Irmãos, Tejipio, até mesmo para cidade de Olinda. Até cuja imagem está na história da Cidade. Até os anos de 1940 os bondes da “Transways” - empresa estrangeira de capital inglês - era o principal meio de transporte coletivo da cidade.

O bonde elétrico é utilizado hoje amplamente em diversas cidades históricas do mundo, e vem sendo restabelecido em cidades de importância historia, como foi em Lisboa e na Cidade do Porto, em Portugal, e que vem atraindo turistas de todas as partes do mundo.

Neste sentido, o bonde elétrico urbano apresenta diversos aspectos e vantagens, mesmo dentro das modernas condições tecnológicas de transporte coletivo, tais como:

A - Não é poluidor, pois é impulsionado por energia elétrica, reduzindo assim a quantidade de emissões de carbono.

B- É transporte silencioso, sem poluição sonora nas área urbanas.

C - É seguro e utilizado amplamente em muitas cidades do mundo, onde vem sendo restabelecido.

D - Sua vida útil é de mais de 20 ate 50 anos.

E - Permitem servir de espaço para veículo de propaganda com receita adicional valiosa etc.

Além disso, os bondes modernos oferecem grande segurança e não representam dificuldades para o tráfego urbano de veículos, sendo praticamente apenas um veículo a mais nas ruas, sem constituírem dificuldade para o trânsito, como alguns pensam.

Assim, a hipótese de instalar o bonde em bairros históricos do Recife, marcará uma diferenciação da Cidade do Recife em relação a outras cidades do Brasil e do Nordeste.

 

*Advogado associado do escritório Nelson Willians & Advogados Associados - filial Recife/PE. Engenheiro Florestal e ex-membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PE


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