Logo Folha de Pernambuco

OPEP

"O Brasil está liderando o caminho para a transição energética", diz secretário-geral da Opep

Haithmam Al-Ghais, que fala português, disse que bloco de países exportadores de petróleo quer ampliar interação com o Brasil

Sede da OpepSede da Opep - Foto: Joe Klamar/AFP

Haithmam Al-Ghais, secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne os principais produtores do mundo, disse que o Brasil está liderando o caminho da transição energética. Al-Ghais afirmou que está ansioso para aumentar a interação com o Brasil.

No ano passado, o Brasil anunciou que vai participar da Organização dos Países Produtores de Petróleo Plus (Opep+), que reúne grandes produtores de petróleo e seus aliados, a fim de influenciar nas discussões sobre a transição energética.

"Estamos ansiosos para trabalhar com o Brasil nos próximos anos. Nós, na Opep, valorizamos a colaboração em todos os níveis com o Brasil. Amanhã (terça-feira), vamos lançar nosso Outlook (com previsões do setor). Queremos oferecer o apoio completo da Opep ao Brasil. O Brasil está liderando o caminho para a transição energética. Precisamos de todas as vozes à mesa, e não apenas de algumas" disse Al-Ghais.

Ele também destacou a importância do Brasil no cenário energético mundial, lembrando que atualmente as fontes renováveis respondem pela maior parte da energia elétrica:

"Para o Brasil, é possível ser um líder em energia renovável, produzir petróleo e gás, e também permitir o desenvolvimento tecnológico. O país está na vanguarda das novas tecnologias. Os países membros da Opep também estão investindo em energias renováveis e em petróleo para atender à demanda. Os países (da Opep) também trabalham para melhorar a eficiência, reduzir as emissões e mobilizar tecnologias mais limpas, como armazenamento e captura de carbono, hidrogênio, entre outras."

O secretário-geral da Opep participa da abertura do ROG.e (antiga Rio Oil & Gas), um dos principais eventos de energia do país, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que acontece esta semana no Centro do Rio de Janeiro.

Al-Ghais é do Kwait e está no cargo desde agosto de 2022. O executivo tem 30 anos de carreira em empresas de petróleo e gás e também trabalhou no Ministério de Assuntos Estrangeiros do Kwait. Ele fala português porque morou no Brasil com a família, já que seu pai também foi diplomata do país árabe.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter