Logo Folha de Pernambuco

Ataque

Jornalista russo e Prêmio Nobel da Paz Dmitri Muratov é atingido por tinta

Um desconhecido atacou o redator-chefe de Novaya Gazeta em um vagão de um trem

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz russo, Dmitry Muratov, foi atacado com tinta dentro de um tremGanhador do Prêmio Nobel da Paz russo, Dmitry Muratov, foi atacado com tinta dentro de um trem - Foto: Reprodução / Twitter

O jornalista russo e Prêmio Nobel da Paz Dmitri Muratov foi atingido por tinta nesta quinta-feira (7) em um trem, reportou seu veículo, o jornal Novaya Gazeta. "Um desconhecido atacou o redator-chefe de Novaya Gazeta e Prêmio Nobel da Paz em um vagão de um trem", afirmou este veículo independente no Telegram. 

Esta pessoa "jogou tinta a óleo misturada com acetona no compartimento. No trem de Moscou para Samara (sul do país). Meus olhos estão queimando", disse Muratov a Novaya Gazeta.

"Gritou 'Muratov, é por nossos rapazes'", acrescentou, em aparente alusão às baixas russas na invasão da Ucrânia.

A informação do Novaya Gazeta estava acompanhada de duas fotos de Muratov: em uma delas aparentemente no banheiro do trem a cabeça, o peito e os braços cobertos com a substância vermelha.

Na segunda, vê-se manchas vermelhas no vagão do trem."Muratov recebeu os primeiros socorros (...) Estamos procurando o criminoso que o fez", escreveu no Twitter Kirill Martinov, ex-editor adjunto de Muratov, que acredita que o ataque pode ter causado danos aos olhos do jornalista.

No mês passado, o Novaya Gazeta anunciou que suspendia sua publicação em papel e na internet até que termine o conflito na Ucrânia.

Desde a invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Kremlin aumentou as medidas de controle para os veículos independentes, aprovando leis que podem acarretar penas de prisão a quem critique a invasão militar.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter