espaço

Conheça o módulo europeu ESM, peça-chave da missão Artemis

O ESM (Módulo de Serviço Europeu) estará sob a cápsula Orion da missão Artemis I, que partirá sem tripulação na segunda-feira (29)

Módulo de Serviço Europeu sob a cápsula Orion da missão Artemis IMódulo de Serviço Europeu sob a cápsula Orion da missão Artemis I - Foto: Gregg Newton/ AFP

A  Agência Espacial Europeia (ESA), com seu módulo de serviço ESM da missão americana Artemis, participará pela primeira vez de um sistema-chave da Nasa para uma futura expedição tripulada. 

O ESM (Módulo de Serviço Europeu) estará sob a cápsula Orion da missão Artemis I, que partirá sem tripulação na segunda-feira (29).

O cilindro, de cerca de 4 metros de altura e de diâmetro e pesando 13 toneladas, irá impulsionar a Orion para a órbita lunar assim que o dispositivo se desprender da fase principal do lançador SLS, cerca de oito minutos após a decolagem de Cabo Canaveral (Flórida).

O ESM, não pressurizado, também fornecerá eletricidade e, a partir da missão Artemis 2, fornecerá serviços essenciais para futuros astronautas, como água, oxigênio e controle de temperatura. 

O módulo também permitirá as manobras orbitais da Orion e o controle de atitude (orientação espacial) e posteriormente servirá para transportar material para a futura estação orbital lunar Gateway.

A construção do ESM foi realizada pela Airbus Defence and Space, do consórcio europeu Airbus, na cidade alemã de Bremen, com a participação de dez países europeus. 

A empresa aproveitou sua experiência na construção do Veículo Automático de Transferência Europeu (ATV), que de 2008 a 2015 abasteceu as tripulações da Estação Espacial Internacional (ISS). 

Garantir o desempenho adequado do ESM neste voo de teste do Artemis é “uma enorme responsabilidade”, disse um dos principais gerentes de sistemas espaciais da Airbus, Jean-Marc Nasr, na terça-feira (23). 

No Artemis I, o módulo deverá apresentar "desempenho suficiente para recuperar o máximo de informação" sobre o seu funcionamento, explicou o responsável pelo programa ESM da ESA, Philippe Deloo. 

Essas informações permitirão testes para "estágios futuros" do programa lunar, acrescentou. 

Na quarta missão Artemis, por exemplo, a cápsula Orion com seu ESM servirá como um rebocador para acoplar um módulo de tripulação à futura estação Gateway na órbita lunar.

A primeira missão durará 42 dias

O custo da concepção e construção do primeiro ESM ascendeu a 650 milhões de euros.

O pedido da Nasa para os primeiros seis ESMs totaliza 2,1 bilhões de euros, disseram os diretores da ESA.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter