Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa

O silêncio tem som, comprova a ciência; entenda

Evidências apontam que cérebro processa ativamente o silêncio, o que explica por que prestamos atenção em uma pausa inesperada numa conversa

Para comprovar a existência do "som do silêncio", os cientistas compararam como o cérebro humano processa o som e o silêncioPara comprovar a existência do "som do silêncio", os cientistas compararam como o cérebro humano processa o som e o silêncio - Foto: Freepik

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, fizeram experimentos que comprovaram que é verdadeira a expressão "som do silêncio". O estudo deles, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences confirmou que o cérebro humano processa o silêncio da mesma forma que o um som.

Para comprovar a existência do "som do silêncio", os cientistas compararam como o cérebro humano processa o som e o silêncio. Para isso, fizeram experimentos com voluntários. Os pesquisadores emitiram um som contínuo que tinha a mesma duração de dois fragmentos de som, emitidos depois. O cérebro humano entendeu que o barulho contínuo é mais longo que o som fragmentado.

Os cientistas fizeram o mesmo experimento, mas em vez de prestar atenção ao som, os voluntários deveriam se atentar à duração do silêncio. A ausência de som aparecia em meio ao ruído de uma passagem de trem, de restaurante movimentado, de mercado movimentado, de playground ou ruído branco.
 

Da mesma forma que o barulho, o silêncio contínuo foi apontado pelas pessoas como tendo uma duração maior do que o silêncio fragmentado, apesar de ambos terem a mesma extensão.

"Uma das razões pelas quais a expressão 'o som do silêncio' é tão convincente é porque ela é paradoxal. O silêncio é a ausência de som. Mas esses resultados sugerem que ouvimos o silêncio como ouvimos um som, então realmente pode haver alguma verdade na frase o 'som do silêncio', afinal", disse Chaz Firestone, principal autor do estudo, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail.

Veja também

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa
EUROPA

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa

BR-232: idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar em Vitória
Vitória de Santo Antão

Idoso morre e outras quatro pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-232

Newsletter