Logo Folha de Pernambuco

Mata Norte

OAB-PE inaugura Sala dos Advogados e Parlatório na unidade prisional de Itaquitinga

Espaço recebeu o nome do advogado criminalista Bráulio Lacerda, referência na advocacia criminal em Pernambuco

Inauguração de sala dos advogados e parlatório na unidade prisional de ItaquitingaInauguração de sala dos advogados e parlatório na unidade prisional de Itaquitinga - Foto: Alysson Maria/OAB-PE

Atenta às necessidades da advocacia e buscando melhorar a qualidade no trabalho, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) inaugurou, nesta quarta-feira (9), mais uma Sala dos Advogados e Parlatório. Desta vez na unidade prisional de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado. Este foi o segundo equipamento inaugurado em um mês. Os espaços receberam o nome do advogado criminalista Bráulio Lacerda, referência na advocacia criminal em Pernambuco e falecido em outubro do ano passado.

De acordo com o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, a Sala dos Advogados é um direito previsto na lei 8.906/94, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia. "Esta lei federal prevê que todo fórum, todo presídio deve ter um espaço para uso da advocacia e sob responsabilidade da OAB. Porém, mais do que um direito, se trata de uma necessidade do advogado de ter um local adequado para conversar com seu cliente, poder fazer petições, consultar processos, entre outras atividades profissionais."

O Parlatório, totalmente moderno e climatizado, foi idealizado para assegurar o conforto dos advogados da região e seus clientes. "A nossa intenção é durante a nossa gestão, que vai até o final do ano que vem, reprogramar mais de 100 Salas de Advogados em fóruns, presídios e entregá-las 100% funcionais, modernizadas para a advocacia pernambucana. O investimento é integralmente da OAB-PE com dinheiro oriundo das anuidades dos advogados", informou Baptista.

Sobre a homenagem a Bráulio Lacerda, o presidente da OAB-PE afirmou que a intenção foi lembrar o legado do advogado criminalista. "A grande razão que faz a gente colocar o nome de um advogado como Bráulio em uma sala é para que as futuras gerações possam ver e se inspirar com o exemplo deixado por ele. Ao entrar no local e verificar o nome poderão saber quem foi e conhecer a sua história. Esperamos que seu empenho, trabalho sério e amor à advocacia sejam uma verdadeira motivação às futuros advogados e advogadas”, disse.

Além do presidente da OAB-PE, participaram da solenidade ontem o secretário de Ressocialização de Pernambuco, Cícero Márcio; o gestor da unidade prisional de Itaquitinga, Leonardo Chernichiarro; os filhos do homenageado, Bruno e Fernanda Lacerda; e a representante das comissões de Acompanhamento ao Sistema Penitenciário e Direito Penal da OAB-PE, Nary Gonçalves.

Veja também

Newsletter