Começam as obras dos novos quiosques da orla do Recife; seis equipamentos são interditados
Nesta manhã, o prefeito da capital pernambucana, João Campos, vistoriou as obras
Com investimento municipal de R$ 8,6 milhões, foi iniciada, nesta sexta-feira (11), a construção das novas estruturas dos quiosques da orla de Boa Viagem e Pina, na Zona Sul do Recife. Nesta manhã, o prefeito da capital pernambucana, João Campos, vistoriou as obras, que estão sob a coordenação geral do Gabinete de Projetos Especiais e contam com a parceria da Secretaria Municipal de Política Urbana e Licenciamento.
"São 60 quiosques. De maneira imediata, a gente já está com obra em seis, e a gente vai fazer em dez módulos de seis quiosques e, em 12 meses, vai entregar por completo essa obra”, afirmou Campos durante vistoria, completando: "Com isso, a gente garante que a nossa Avenida Boa Viagem, nossa orla, tão utilizada pelos recifenses e por turistas, vai estar totalmente adequada e requalificada".
As mudanças nos locais foram iniciadas seguindo a direção Boa Viagem/Centro do Recife e pela preparação do canteiro de obras, que incluiu a mobilização da equipe, compra e entrega dos principais insumos necessários à realização dos serviços, além do isolamento dos seis primeiros quiosques, que estão em estado de conservação mais precário, segundo informou a Prefeitura do Recife (PCR).
Leia também
• Recife autoriza início das obras dos novos quiosques da orla
• Quiosques de Boa Viagem e Pina serão requalificados a partir de fevereiro de 2022
Nova estrutura
Os novos equipamentos terão tamanho padrão de 39,8 metros quadrados de área coberta, sendo 12,14 metros quadrados de área interna. "A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído - calçadão e avenida -, mantendo aspectos de segurança, durabilidade, manutenção, funcionalidade e acessibilidade", informou a PCR.
Os novos equipamentos terão lajes de concreto de alto desempenho. A acessibilidade, segundo a gestão da cidade, está contemplada no projeto, com previsão de balcão acessível para atendimento de cadeirantes.
A laje plana projetada dialoga com a linha do horizonte da praia. O concreto pigmentado na cor areia confere originalidade e contemporaneidade ao conjunto dos quiosques, como encontrado no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, na área central da capital.
O painel de azulejaria de tradição portuguesa foi incorporado ao projeto com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, além de beirais mais amplos.