Logo Folha de Pernambuco

CLIMA

Oceano Atlântico Norte bate recorde de temperatura

Média registrada na superfície do mar foi de 24,9°C

Oceano AtlânticoOceano Atlântico - Foto: Pixabay

As águas do Oceano Atlântico Norte bateram um recorde de temperatura na quarta-feira, de acordo com dados preliminares divulgados na sexta-feira pelo Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), que os registra desde o início dos anos 1980.

— De acordo com nossa análise, a temperatura média recorde da superfície do mar no Oceano Atlântico Norte é de 24,9°C —, disse à AFP Xungang Yin, cientista do Centro Nacional de Informação Ambiental.

O recorde chama atenção também por ter ocorrido tão cedo no ano. Em geral, o Atlântico Norte costuma atingir sua temperatura máxima no início de setembro.

O recorde anterior data do ano passado, no início de setembro, com uma temperatura de 24,89°C, disse Xungang Yin. A temperatura da superfície das águas do Atlântico Norte deverá “continuar a aumentar durante o mês de agosto”, alertou o cientista.

A temperatura de 24,9°C é "mais de um grau mais quente" do que o normal, com base em uma média calculada entre 1982 e 2011, observou.

Desde março, quando o Atlântico Norte começa a aquecer após o inverno, as temperaturas têm sido geralmente mais altas do que nos anos anteriores, com uma diferença mais acentuada nas últimas semanas.

O Atlântico Norte torna-se assim um ponto de observação do sobreaquecimento dos oceanos do planeta sob o efeito das alterações climáticas provocadas pelos gases com efeito de estufa.

Veja também

Apreensões do Ibama serão doadas ao Sesc Mesa Brasil
Solidariedade

Apreensões do Ibama serão doadas ao Sesc Mesa Brasil

Gramado: ocupantes de avião que caiu na cidade não sobreviveram, diz governador
TRAGÉDIA NO RS

Ocupantes de avião que caiu em Gramado não sobreviveram, diz governador

Newsletter