Logo Folha de Pernambuco

Jacarezinho

Ocupação do Jacarezinho: comissão de moradores acompanha operação da polícia para evitar excessos

Policiais militares e civis estão na comunidade na Zona Norte do Rio desde a manhã desta quarta para implementar o projeto Cidade Integrada

Polícia do Rio durante ação no JacarezinhoPolícia do Rio durante ação no Jacarezinho - Foto: Mauro Pimentel/AFP

Uma comissão de 14 moradores do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, está acompanhando policiais durante parte da incursão na comunidade a fim de apurar possíveis excessos dos agentes durante a ocupação para o projeto Cidade Integrada. De acordo com relatos de moradores nas redes sociais, policiais teriam invadido algumas casas na favela.

Segundo Edgar Teixeira, integrante da Associação dos Moradores do Jacarezinho e que faz parte da comissão, não foram vistos abusos por parte dos agentes, mas os relatos de invasão chegaram até o grupo.

"Decidimos por acompanhar os policiais por proteção à comunidade. O Jacarezinho não precisa de mais operações e chacinas como a do ano passado. A associação recebeu algumas denúncias, e vamos apurar junto à comunidade as ocorrências de violência policial", disse.


Ainda de acordo com ele, a Defensoria Pública do Rio se colocou à disposição da associação dos moradores e enviou membros para acompanhar a ação policial.

"Recebemos um contato da Defensoria Pública do Estado que ficou de enviar pessoas para dar suporte para a gente e pretendemos também procurar o Ministério Público, pois essa é mais uma ação ilegal do estado", completou.

A Defensoria Pública confirmou a mobilização do órgão para o Jacarezinho. O ouvidor Guilherme Pimentel afirmou que, desde a tarde de terça-feira, o órgão tem recebido mensagens de moradores da comunidade.

"No final da tarde de terça-feira, começamos a receber uma série de mensagens de moradores do Jacarezinho preocupados com a movimentação policial. Desde então, estamos em contato com a associação dos moradores para acompanhar essa ação e com outras entidades de defesa dos direitos humanos da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que façamos um esforço conjunto de fiscalização. Por último, avisamos ao Ministério Público para que tome providências a respeito do controle da atividade policial no Jacarezinho", declarou ele.

Veja também

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos
Folha Pet

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Newsletter