Logo Folha de Pernambuco

golpe de estado

OEA repudia por unanimidade a tentativa de golpe na Bolívia

Tanques e tropas lideradas pelo general Juan José Zúñiga ocuparam a Plaza Murillo, no centro político da Bolívia, na quarta-feira

O embaixador da Bolívia na Organização dos Estados Americanos (OEA), Hector ArceO embaixador da Bolívia na Organização dos Estados Americanos (OEA), Hector Arce - Foto: Daniel Duarte/AFP

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (27), durante uma assembleia geral da organização em Assunção, uma resolução que repudia as "ações contra a democracia" durante a tentativa de golpe de Estado na Bolívia na quarta-feira.

A resolução afirma que "condena energicamente a mobilização ilegal de unidades do Exército do Estado Plurinacional da Bolívia", ao mesmo tempo que expressa a sua solidariedade ao povo boliviano.

Acrescenta que a mobilização das tropas rebeldes em La Paz foi "uma ameaça ao regime constitucional" e denuncia "qualquer tentativa de desestabilizar as instituições democráticas".

O representante boliviano, Héctor Arce Zaconeta, agradeceu à OEA a resposta dos membros da organização multilateral durante os últimos acontecimentos na Bolívia.

"A rápida reação dos países gerou um dos elementos que favoreceram e foram decisivos para o fracasso de uma tentativa de desestabilização", disse Arce Zaconeta na 54ª assembleia geral que começou oficialmente na quarta-feira e termina na sexta na sede da Conmebol em Assunção.

Tanques e tropas lideradas pelo general Juan José Zúñiga, que foi destituído do cargo de comandante do Exército e detido pela polícia, ocuparam a Plaza Murillo, no centro político da Bolívia, na quarta-feira.

Os militares tentaram arrombar uma porta do palácio presidencial com um dos veículos, em uma manobra que o presidente boliviano, Luis Arce, descreveu como um "golpe de Estado".

O evento causou repúdio generalizado por parte de todos os representantes dos Estados-membros, incluindo o presidente anfitrião, o paraguaio Santiago Peña, e o secretário-geral da OEA, Luis Almagro.

Veja também

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF
economia

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico
NOTIFICAÇÃO

Entenda a linha direta entre EUA e Rússia por onde Moscou alertou o lançamento de míssil hipersônico

Newsletter