Logo Folha de Pernambuco

Afroempreendimento

Oja Afro Sesc: Recife recebe feira de afroempreendedores neste sábado (27)

A 3ª edição da "Oja Afro Sesc" será realizada na Unidade do Sesc Cais Santa Rita, das 13h às 20h

Recife realiza 3ª edição da "Oja Afro Sesc"Recife realiza 3ª edição da "Oja Afro Sesc" - Foto: Sesc-PE/Divulgação

A cultura das feiras sempre foi um elemento vital na história e nas tradições do povo afrocentrando, funcionando como espaços de resistência, troca e celebração.

Mantendo essa herança viva, o Recife recebe, neste sábado (27), a 3ª edição da "Oja Afro Sesc".

A feira de empreendedores acontece na Unidade do Sesc de Santa Rita, bairro de Santo Antônio, área central da Capital de Pernambuco.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Sesc em Pernambuco (@sescpe)


Durante o evento, o público vai contar com exposições de produtos, apresentações culturais e oficinas formativas, gratuitas. Há também aulas de Yoga e sessão de cinema para a garotada.

O ponto alto da programação é um bate-papo com Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite - capoeirista, bailarino e educador.  

A programação, que tem início às 13h e segue até as 20h, busca incentivar a economia do black money, que tem o intuito de estimular clientes, turistas e visitantes  a comprarem e venderem produtos e serviços entre pessoas negras. 

Uma novidade deste ano é a possibilidade de os visitantes fazerem doações de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil, uma iniciativa do Sesc, que visa arrecadar donativos para serem distribuídos, prioritariamente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas.

Atualmente, no Brasil, 2 milhões de pessoas são atendidas diariamente.

Com um forte apelo sustentável, a feira contará com uma esteira de mais de 30 mil produtos confecionados, em sua maioria à mão, feitos em materiais, como madeira, tecido, plástico, barro e aluminio, reforçando, assim, o consumo consciente alinhado às práticas de sustentabilidade e ao incentivo ao uso de materiais recicláveis. 

O perfil dos empreendedores desta edição revela um cenário de forte protagonismo feminino, ou seja, dos 35 expositores, trinta são mulheres, da faixa dos 18 aos 70 anos.  

"Esta representatividade destaca o quanto nós, mulheres, negras, da periferia recifense,  temos a capacidade de criar, inovar e liderar negócios que fortalecem a economia local e a cultura afrodescendente” explicou a bibliotecária e coordenadora do evento, Renata Ramos.

As atrações artísticas são uma paixão à parte para quem visita a Feira 'Oja Afro Sesc'. As apresentações serão realizadas dentro do prédio do Sesc, que conta com uma estrutura moderna desde de 1977, no Cais de Santa Rita.

Lá, o público poderá assistir a performances vibrantes, como o Afoxè Oxum Pandá, sets eletrizantes do DJ Boneca  e o show de dança de Twerk da talentosa Briê Silva. 

Além disso, a programação da feira se estenderá até os dias 2 e 3 de agosto, oferecendo oportunidades, gratuitas, de qualificação e atualização de currículo.

As oficinas formativas incluem Assessoria de Imprensa para empreendedores, com o jornalista Salatiel Cícero; Cozinha Ancestral com Tayna Passos; Twerk ministrada por Briê Silva e uma oficina de introdução à discotecagem.

Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente na Unidade do Sesc Santa Rita, no Recife, ou entrar em contato pela Central de Relacionamento pelo WhatsApp (81) 9 9837.8668.

Durante este sábado, a Feira Oja Afro Sesc vai se somar ao Festival Quariterê, realizado pela Rede de Bibliotecas Sesc em Pernambuco.

A iniciativa conta com uma agenda de ações culturais e literárias, gratuitas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Latino- Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela.

O público poderá desfrutar de uma programação diversificada que celebra o protagonismo feminino e afrodescendente.

Para mais informações, acesse o Instagram do Sesc.

Programação:

15h -  Roda de conversa: Identidade, memória e história da população negra de Pernambuco com Mestre Meia-Noite 

16h - Aula de Yoga (Contribuição espontânea)

16h  - Kallinas

16h30- Sessão de Cinema para crianças (Curta Metragem) 

17h - Briê Silva com apresentação de Twerk

17h30 - Afoxé Oxum Pandá 

19h - DJ Boneka


Oficinas: 

Sexta-feira, 02/08 - 

Oficina de Assessoria de imprensa

Facilitador: Salatiel Cícero 

Horário: 18h30 


Sábado, 03/08

Oficina de Twerk

Facilitadora: Briê Silva

Horário: 9h


Oficina de  Introdução musical em discotecagem

Horário: 14h


Oficina de Cozinha Ancestral

Facilitadora: Tayná Passos 

Horário: 15h

Veja também

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter