Logo Folha de Pernambuco

CHUVAS

Olinda aplica geomanta em 94 pontos de risco; intervenção começa nesta sexta-feira (26)

Pontos escolhidos para receber o material foram mapeados pela Defesa Civil

Áreas de risco foram mapeadas pela Defesa Civil da cidadeÁreas de risco foram mapeadas pela Defesa Civil da cidade - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda começa, nesta sexta-feira (26), a aplicação de geomanta em áreas de morro da cidade, localizada na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a gestão municipal, serão contemplados 94 pontos considerados de risco, em um total de 54 mil m² aplicados. A rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, será o primeiro endereço contemplado.

A técnica da geomanta garante proteção das encostas e o melhor escoamento da água da chuva. Os pontos escolhidos para receber o material foram mapeados pela Defesa Civil de Olinda.

Além da geomanta, a prefeitura irá realizar nos locais a implementação do sistema de drenagem do talude, com a construção de galerias e caixas de recebimento de todo volume da água da chuva. 

Demais trabalhos preventivos em andamento na cidade abrangem a construção de muros de arrimo, trabalhos de micro e macrodrenagem, com limpeza de canais e do sistema de galerias em diversos bairros.  

Abrigos
A Prefeitura de Olinda mapeou todos os locais de riscos na cidade e definiu, preventivamente, alguns prédios administrados pela gestão que podem servir como abrigo e ponto de apoio a possíveis famílias desabrigadas. 

Os prédios estão distribuídos nos altos da Bondade e da Conquista, além dos bairros de Peixinhos, Vila Popular, Ouro Preto, Casa Caiada, Cidade Tabajara e Rio Doce.  

Para esses locais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos fez uma reserva de colchões e cestas básicas e conta, também, com o planejamento assistencial da Secretaria de Saúde da cidade. A ideia é agilizar a assistência médica com socorro por meio do Samu, disponibilizar vacinas e manter  atuação dos agentes de saúde, epidemiológica e de endemias.

A Defesa Civil de Olinda pode ser acionada, todos os dias, pelos telefones 0800 081 0060 ou pelo WhatsApp (81) 9.9266-5307.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter