Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Olinda dá início à vacinação contra a Covid-19 nos profissionais de limpeza urbana

O grupo está entre as prioridades do Plano Nacional de Vacinação

Funcionários de limpeza urbana de Olinda começaram a ser vacinadosFuncionários de limpeza urbana de Olinda começaram a ser vacinados - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Olinda iniciou, nesta terça-feira(1º), a vacinação contra a Covid-19 nos profissionais de limpeza urbana do munícipio. Cerca de 15 garis foram vacinados em ato simbólico que aconteceu nesta manhã, no bairro de Peixinhos.

De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, com a nova etapa de vacinação iniciada, os profissionais de limpeza urbana poderão trabalhar com mais tranquilidade. “Temos quase 500 garis na cidade de Olinda, sabemos da importância desse público que lida diariamente com a população nas ruas e nada mais justo, principalmente eles que também têm suas famílias. E agora eles imunizados vão estar mais tranquilos, não só eles como também suas famílias”, ressaltou. 
 
O grupo está entre as prioridades do Plano Nacional de Vacinação. Para garantir vacinação, os garis também terão de agendar dia e horário pelo site oficial da prefeitura (www.olinda.pe.gov.br).

Segundo a secretária executiva de Atenção e Vigilância em Saúde, Suzana Ribeiro, todo os garis serão contemplados com a imunização. “Essa ação será finalizada na sexta-feira e todos os garis serão contemplados, colaboradores estes que são de suma importância para o município de Olinda”, disse. 

A Secretaria de Saúde de Olinda continua disponibilizando 13 pontos fixos para vacinação. Na programação vacinal, também estão os trabalhadores da educação, profissionalizantes, EJA, Creas e Cras, forças de segurança, limpeza urbana e transportes coletivos.

Para o profissional de limpeza urbana, José Alves, que trabalha há dois anos como gari no município, a imunização é de grande importância para diminuir a exposição ao vírus, do grupo que circula diariamente nas ruas. “É importante a gente se vacinar, porque estamos no dia a dia nas ruas com o público e até para preservar a nossa família. Nós que trabalha com limpeza estamos expostos”, concluiu.

Veja também

Newsletter