Olinda emite carteira para pessoa com Transtorno do Espectro Autista; saiba como fazer
Documento vai facilitar o atendimento prioritário em serviços públicos e privados
Na próxima segunda-feira (28), começa a emissão de carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O documento vai servir para facilitar a identificação e viabilizar o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Para adquirir o cartão, é preciso fazer o agendamento no site oficial da Prefeitura de Olinda.
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No dia marcado, pais ou responsáveis devem levar até a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, que fica na avenida Getúlio Vargas, 536, no Bairro Novo, a original e xerox dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade,
- CPF dos pais ou responsáveis e da pessoa com diagnóstico de TEA,
- uma foto 3x4,
- comprovante de residência;
- e o laudo atualizado com a Classificação Internacional de Doenças, o CID
Será preciso, ainda, informar um número de telefone para contato.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, todo autista tem direito a atendimento prioritário nos serviços de saúde, educação, moradia, trabalho, assistência social, previdência social, cultura, transporte, mobilidade, tecnologia assistiva, além de esporte, turismo e lazer.