Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Olinda inaugura segundo centro de testagem para Covid-19

Nova unidade irá funcionar, a partir desta segunda-feira (7), no bairro do Varadouro

o novo Centro vai realizar testes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17ho novo Centro vai realizar testes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - Foto: Cecilia Fabiano/LaPresse/DiaEsportivo/Folhapr

A Secretaria de Saúde De Olinda inaugura o segundo centro de testagem para Covid-19, nesta segunda-feira (7) às 10h. Localizado na Avenida Santos Dumont, no Varadouro, o novo espaço possui objetivo de descentralizar e ampliar a oferta de exames para o diagnóstico da doença provocada pelo novo coronavírus. Contando com uma equipe multidisciplinar, o novo centro vai realizar testes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O município também oferta o serviço na Policlínica João de Barros Barreto, no bairro do Carmo.

O espaço oferece um serviço especializado em receber os pacientes para realizar os exames RT-PCR ( swab ) e a testagem rápida. O resultado da testagem rápida sai no mesmo dia, já o diagnóstico identificado pelo exame de swab, estará disponível entre quatro e sete dias úteis, sempre a partir das 15h na unidade da Policlínica João de Barros Barreto. O protocolo para realização dos exames será coordenado pelo médico infectologista do município, Gabriel Serrano.

Segundo a coordenadora do Centro de Covid-19 de Olinda, Patrícia Ferreira, espera-se uma média diária de 150 usuários para realização de exames. A coordenadora fala ainda da importância de descentralizar esse tipo de serviço para a população de Olinda “É direcionar um serviço exclusivo para exames, na condição que o paciente tenha um atendimento especializado com agilidade e evitando assim aglomerações”, disse.  

A coordenadora fala ainda do serviço já existente no bairro do Carmo “A unidade referência vem atendendo a população em demanda espontânea, atrás de acolhimento, triagem, atendimento médico e, assim, sendo direcionado para realização de exames, aos pacientes que apresentem sintomas gripais ou da Covid -19 em casos leves”, explicou. 

 

 

Veja também

Human Rights Watch acusa Israel de "crime de guerra" por "transferência forçada" em Gaza
Gaza

Human Rights Watch acusa Israel de "crime de guerra" por "transferência forçada" em Gaza

Irã diz que quer esclarecer "dúvidas e ambiguidades" sobre programa nuclear
Irã

Irã diz que quer esclarecer "dúvidas e ambiguidades" sobre programa nuclear

Newsletter