Logo Folha de Pernambuco

INFRAESTRUTURA

Olinda inaugura trecho de reubarnização de ruas e avenidas nesta quarta-feira (27)

Obras integram o Programa Novo Caminho, que tem previsão de entrega para dezembro do próximo ano

Trecho requalificado pelo Programa Novo CaminhoTrecho requalificado pelo Programa Novo Caminho - Foto: Alice Mafra/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda inaugura, nesta quarta-feira (27), às 17h, a primeira etapa do Programa Novo Caminho, que realiza a reubarnização de ruas e avenidas da cidade para desenvolver o polo econômico Bairro Novo/Casa Caiada, incluindo os corredores da Avenida Getúlio Vargas e Rua Cândido Pessoa

De acordo com as diretrizes do projeto, devem ser entregues à população obras de pavimentação, drenagem, novas calçadas, iluminação e sinalização, além do plantio de mudas para arborização dos pontos.

A primeira etapa conluída vai da Praça 12 de Março até o banco Santander, na Av Getúlio Vargas. Na Rua Cândido Pessoa, corresponde ao trajeto do Hospital Tricentenário até o mesmo banco. O trecho entregue corresponde a cerca de 600 metros dos 3,6 quilômetros que compõem a área de requalificação. 

"Essa requalificação tem o objetivo de possibilitar que, após a conclusão da requalificação da Avenida Getúlio Vargas com a Cândido Pessoa, possamos desafogar o trânsito e melhorar principalmente a drenagem da Praça 12 de Março, que, em períodos de chuva, alaga bastante. Também estamos melhorando a acessibilidade das calçadas, arborização, iluminação e implementação de semáforos mais novos e modernos", revelou o secretário executivo de Obras de Olinda, Roberto Rocha.

As obras começaram em junho deste ano, com investimento de R$ 55 milhões. A previsão atual de entrega do projeto é em dezembro de 2024, inclusive com a implantação do binário Bairro Novo/Casa Caiada, composto pelas Ruas Cândido Pessoa e Otaviano Pessoa Monteiro, além da Avenida Getúlio Vargas. 

O projeto prevê como última etapa a construção do binário. O setor deve contar ainda com faixas exclusivas para ônibus e uma ciclovia bidirecional na Getúlio Vargas. Assim, as mudanças no trânsito devem ser feitas apenas quando as obras forem finalizadas.

Mudanças de trânsito
Com o projeto, a Avenida Getúlio Vargas pasará a ter sentido único Olinda-Paulista desde a Praça 12 de Março até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas. Já a Cândido Pessoa, também em mão única, no sentido Recife-Olinda, do Hospital Esperança até o Hospital Tricentenário.

Quanto ao acesso, será possível usar a Praça 12 de Março, assim como o girador do Hotel 4 Rodas, que deverão servir como rotatórias de entrada e saída, respectivamente, do binário. Ao entrarem nelas, os veículos poderão acessar a Rua Cândido Pessoas, que levará para o ponto.

Outra alternativa para os motoristas que partem da Avenida Getúlio Vargas será passar pela Rua Jornalista Luís, cerca de um quilômetro após a rotatória do Hotel 4 Rodas.

"Como a Cândido Pessoa começa com uma bifurcação, na prática, o binário terá acesso na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, que abre o eixo principal do percurso", explicou Roberto Rocha.

O projeto também prevê que a Rua Cândido Pessoa conte com quatro faixas, sendo uma para ônibus, duas para veículos e uma para ciclovia. O mesmo vale para a Av. Getúlio Vargas, que deve contar ainda com uma linha especial para o transporte público, partindo para Rua Cândido Pessoa, no sentido Recife-Olinda, a caminho do binário.

Veja também

Creatina: como o suplemento age no organismo? Especialistas detalham a ação
SUPLEMENTO

Creatina: como o suplemento age no organismo? Especialistas detalham a ação

Polícia vai analisar imagens que mostram pastor Leonardo Sale atropelando homem no Rio
Barra da Tijuca

Polícia vai analisar imagens que mostram pastor Leonardo Sale atropelando homem no Rio

Newsletter