Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Olinda inicia vacinação contra Covid-19 com cerimônia no Carmo

Técnica de enfermagem foi primeira pessoas a ser imunizada na cidade, que recebeu 6.184 doses da Coronavac

Técnica de enfermagem Maria Tereza de Lima, 56 anosTécnica de enfermagem Maria Tereza de Lima, 56 anos - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Dois técnicos de enfermagem foram os primeiros a serem vacinados contra o coronavírus, em Olinda, na noite desta terça-feira (19). A cerimônia aconteceu na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo. Ao todo, 15 profissionais de saúde foram imunizados no local. O município recebeu do Ministério da Saúde 6.184 das cerca de 270 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde para Pernambuco. 

Maria Tereza de Lima, 56, conta que estava prestes a encerrar o plantão quando recebeu a notícia que seria a primeira vacinada em Olinda. Ela confessa que inicialmente estava com receio de ser imunizada, mas ao refletir sobre a pandemia chegou à conclusão que tomar a vacina é o melhor caminho para se prevenir contra o coronavírus. "Vi uma reportagem sobre a situação em Manaus e imaginei como seria se eu estivesse na mesma situação que os pacientes de lá. O desejo agora é tomar a vacina e se proteger. Temos que ter esperança que tudo dê certo", afirma.

Alan Félix de Lima, 44, o segundo a ser vacinado em Olinda, conta que ficou ansioso com a chegada das vacinas em Pernambuco. Ele diz ainda que não imaginou que seria um dos primeiros imunizados em Olinda. "Pensei que ia passar pelo menos uma semana esperando. Agora que tomei a vacina vou trabalhar um pouco mais tranquilo, pois a tensão é muito grande para quem trabalha na linha de frente. Mas não vou baixar a guarda", comenta.

De acordo com a secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes, o planejamento da distribuição da vacina na cidade se deu em parceria com o Governo do Estado. "Essa primeira etapa vai contemplar os trabalhadores de saúde que estão na linha de frente no atendimento à Covid. Acreditamos que ainda nesta semana conseguiremos aplicar todas as primeiras doses destinadas à cidade", afirmou.

A secretária acrescentou que já foi feito o planejamento das próximas fases da imunização. "Serão abertos centros de vacinação para as demais etapas. Estamos aguardando um posicionamento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado quanto ao recebimento de novas doses de vacina. De acordo com cada fase vamos divulgar qual será o público alvo e orientando a população como proceder", falou.

Também presente na cerimônia o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, disse estar feliz pelo início da vacinação contra o coronavírus na cidade. Ele ainda comentou sobre a espera pelas próximas doses do imunizante. "A partir do momento que houve essa distribuição a ansiedade é muito grande em todos os brasileiros e não é diferente em Olinda. Vamos sim cobrar o Governo Federal para que mais vacinas cheguem rapidamente", disse.

Veja também

Newsletter