Carnaval 2021

Olinda monta operação para coibir aglomerações no Sítio Histórico durante Carnaval

Prefeitura irá deslocar profissionais de cinco órgãos para a fiscalização, que terá apoio de entidades do Estado

Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de OlindaPalácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda - Foto: Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda divulgou, nesta quinta-feira (11), o esquema que pretende coibir as aglomerações no Sítio Histórico da cidade a partir da proibição de bares, restaurantes e comércio ambulante, em virtude do atual momento da pandemia de Covid-19.

A operação segue a determinação do Governo de Pernambuco pela proibição de funcionamento dos estabelecimentos durante o período do Carnaval, cujo ponto facultativo foi suspenso pelo Executivo estadual e pela prefeitura.

A medida, oficializada em decreto estadual publicado no Diário Oficial, também vale para o Bairro do Recife, com início às 20h desta sexta-feira (12) e término às 6h de segunda-feira (15). Tanto o Sítio Histórico quanto o Bairro do Recife são pontos tradicionais da Folia de Momo.

Da administrição municipal olindense, participarão cinco órgãos: Guarda Municipal; Vigilância Sanitária; e as Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo; Transportes e Trânsito; e Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

A cidade contará ainda com apoio de Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Procon Pernambuco e Polícia Militar.

“Montamos um planejamento com efetivo, que trabalhará integrado, para intensificar o patrulhamento e a fiscalização especialmente neste período. Atuaremos para evitar tanto aglomeração em estabelecimentos, vias e espaços públicos como para atender denúncias da população sobre a realização de eventos carnavalescos que, por conta da pandemia, estão proibidos por decreto estadual”, explica o secretário de Segurança Urbana de Olinda, coronel Pereira Neto.

As denúncias podem ser realizadas pelo 190 ou o 153, número da Guarda Municipal de Olinda. Para denúncias ao Procon é possível também usar o canal do WhatsApp, pelo número: (81) 3181-7000. 

Na quarta-feira (10), o Governo do Estado anunciou reforço de 1.928 postos extraordinários de trabalho de equipes de segurança para evitar aglomerações. 

"Eu quero deixar claro que o Carnaval de 2021 tem que estar na alma das pessoas, no coração das pessoas, mas não pode estar nas ruas", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, em coletiva de imprensa remota. 

O Procon, de acordo com o secretário Pedro Eurico, estará nas ruas tanto nos locais vistos como focos tradicionais de folia quanto na periferia.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter