VACINA CONTRA COVID-19

Confira como as cidades se organizam para o Dia "D" para faltosos da segunda dose, este sábado (25)

A mobilização será reforçada com a chegada de dois lotes contendo mais de 221 mil doses das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Pifzer/BioNTech

Vacinação contra a Covid-19 em OlindaVacinação contra a Covid-19 em Olinda - Foto: SECOM/Olinda

Neste sábado (25), o Governo de Pernambuco, em parceria com municípios, realiza o Dia D de imunização para faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a mobilização será reforçada com a chegada, na sexta-feira (24), de dois lotes contendo mais de 221 mil doses das vacinas da Astrazeneca/Fiocruz e Pifzer/BioNTech. 

Um esquema especial para estimular a procura pelo encerramento do ciclo vacinal já foi montado nos municípios de Recife, Olinda e Bezerros. 
 


Recife
No Recife, cerca de 30 mil pessoas que já deveriam ter concluído a vacinação ainda não realizaram o agendamento.

Na capital pernambucana, o esquema para o Dia D contará com 11 mil vagas para agendamento destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose neste sábado (25). O número corresponde a mais de 70% da capacidade total em todos os 26 pontos de imunização da capital pernambucana para o dia. 

Para receber a vacina, a população deve realizar o agendamento através do site ou do app Conecta Recife

Do total de recifenses com a segunda dose em atraso, mais da metade (16 mil) é formada por adultos de 18 a 59 anos. O outro grupo é dos trabalhadores da saúde, com mais de 3 mil atrasados, seguido das pessoas entre 60 a 64 anos (2 mil) e daquelas com comorbidades (2 mil).

Na cidade, a população que tomou a primeira dose de Coronavac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose. O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90 dias. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose.

Olinda
Os faltosos da segunda dose em Olinda contarão com os postos do Shopping Patteo (Drive), na Vila Olímpica e na Feira Livre, em Rio Doce, para a imunização. 

Para a ação, não é necessário agendamento. Todas as pessoas que estiverem com o esquema vacinal em atraso podem chegar ao local, apresentar a documentação, e receber a segunda dose. 
 
Na Feira Livre de Rio Doce, o ponto de imunização será em uma unidade móvel da Secretaria de Saúde. Das 6h30 às 11h, equipes de saúde estarão de prontidão para receber todos que precisam completar o ciclo de imunização.   

Camaragibe
Em Camaragibe, a ação acontecerá nas 45 unidades de saúde do município, das 8h às 16h; e em um drive thru, localizado ao lado do Camará Shopping, das 8h às 12h.

Poderão se imunizar pessoas a partir dos 12 anos, que já tenham tomado a primeira dose e estejam no prazo para receber a segunda. Para receber a vacina não será necessário o agendamento prévio, basta comparecer a um desses locais com CPF, comprovante de residência, documento de identificação com foto e cartão de vacina.

Paulista

No município de Paulista, o Dia D contará com 17 polos, com atendimento das 9h às 16h. A intenção é alcançar o maior público para completar o esquema vacinal. Na cidade, a imunização precisa ser agendada através do site ou no aplicativo disponibilizados no site da Prefeitura do Paulista. 

Além da segunda dose, pessoas a partir de 14 anos continuam sendo imunizadas na Cidade do Paulista e podem realizar o agendamento também para este sábado (25). 

Confira os 17 polos disponíveis para este sábado (25):

- Escola Municipal Maria das Neves: Rua Quarenta e sete, S/N

- Sesi de Paratibe: Rua São Pedro, Paratibe

- Drive-thru - Parque Aurora: Centro de Paulista

- Clube Municipal do Nobre: Rua do Nobre, s/n

- Colégio Municipal Gelda Amorim: Av. Lindolfo Collor, Paratibe

- Paulista North Way Shopping: Centro de Paulista

- Paróquia Nossa Senhora do Ó - Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, Janga 

- Faculdade de Saúde de Paulista: Avenida. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, Janga

- Colégio Anita Gonçalves: Rua Cristóvão Colombo, n° 131, Vila Torres Galvão

- Escola Aquarela: Rua Araxá, 260, Loteamento Nossa Senhora da Conceição

- Escola Manoel Gonçalves: Rua 126, Maranguape I

- Atacadão: Centro de Paulista

- Shopping Norte Janga (área interna)

- Shopping Norte Janga (área externa)

- Drive-thru PE-22: Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

- Escola Heinz Hering: Rua Cento e Quarenta e Nove, 44, Jardim Paulista Alto

- Senai: Rua Surubim, Arthur Lundgren II

Itapissuma
O Dia D acontece em Itapissuma das 8h às 12h em seis polos de vacinação no município, que são: Hospital João Ribeiro, Praça Agamenon Magalhães, Largo David Guerra, UBS Mangabeira e UBS Botafogo I e II. 

O mutirão é destinado a todas as pessoas que estiverem no período de receber a segunda dose da vacina AstraZeneca e Pfizer, ou seja, no prazo de 90 dias após a aplicação da primeira dose. Para ser vacinado é preciso comparecer nos polos portando RG, CPF, Cartão do SUS e cartão de vacinação da Covid-19.

Bezerros
Em Bezerros, no Agreste de Pernambuco,será montada  uma força-tarefa com mais de 30 horas ininterruptas para tomar a segunda dose contra à Covid-19, sem agendamento prévio.

Das 8h do sábado (25) até as 16h do domingo (26), o Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes contará com a equipe de imunização a postos para vacinar as pessoas que estão com o ciclo vacinal em atraso. 

Além do colégio, outros três pontos de imunização contra a Covid-19 estarão funcionando neste Dia D: Cemaic, na Rua Henrique Dias - Bairro Santo Antônio; Colégio Municipal Monsenhor José Florentino , na Avenida Monsenhor Florentino, Bairro Santo Amaro I; e na Praça Duque de Caxias. Nesses pontos, a vacinação será aplicada apenas no sábado, das 8h às 16h. 

É importante destacar que, em caso de falta do imunizante AstraZeneca, quem estiver com o prazo de mais de 90 dias, após a primeira dose, poderá tomar a vacina Pfizer como alternativa para completar o esquema vacinal.  

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

União Europeia anuncia empréstimo de  35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados
EUROPA

União Europeia anuncia empréstimo de 35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados

Newsletter