Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Olinda promove mutirão sem agendamento para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos

Dose será aplicada no adolescente apenas na presença de um responsável direto ou tutor

Vacina contra a Covid-19Vacina contra a Covid-19 - Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória de Santo Antão

Olinda promove, neste sábado (4), um mutirão de 14 horas ininterruptas de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, na Vila Olímpica, localizada no bairro de Rio Doce. A ação ocorrerá das 8h às 22h.

Não há necessidade de agendamento para recebimento da dose, que será aplicada apenas na presença de um responsável pelo adolescente.

A iniciativa pretende agilizar a vacinação contra o coronavírus na cidade. Mais de 1,3 mil adolescentes receberam a primeira dose, segundo o último balanço da prefeitura, com dados da quarta-feira (1º). Ao todo, o município aplicou 332.918 doses em toda a população, sendo 226.129 primeiras doses, 103.002 segundas doses e 3.788 doses únicas.

É preciso levar documentos com foto do adolescente e do responsável e comprovante de residência no nome desse responsável. Se o responsável não for um parente direto, é preciso atestar a tutoria com documentação oficial.

Segundo a Prefeitura de Olinda, o documento com foto pode ser identidade, passaporte, carteira de estudante ou carteira profissional. A certidão de nascimento será aceita apenas se os pais estiverem presentes no ato da vacinação. 

A vacina administrada no mutirão será a da Pfizer/BioNTech, única autorizada para uso em adolescentes de 12 a 17 anos no Brasil.

Fora do mutirão
A vacinação para os adolescentes de 12 a 17 anos em Olinda continuará após o mutirão. No entanto, será necessário agendamento, que deve ser feito no site da prefeitura

No agendamento e no momento da imunização, é preciso apresentar comprovante de residência, CPF e RG. 

Os adolescentes que não possuem CPF devem indicar o do pai, mãe ou responsável, que deve acompanhá-los dia da vacinação e assinar um termo de responsabilidade. 

Para o grupo dos adolescentes com comorbidades, é preciso anexar no momento do agendamento – Certidão de Nascimento ou RG (ou Carteira de Livre Acesso, em caso de PCD); Laudo Médico (ou Carteira de Livre Acesso, em caso de PCD) e documento do responsável com foto.

No momento da vacinação, deverão apresentar comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou RG (ou Carteira de Livre Acesso, em caso de PCD) – Original e Cópia e Laudo Médico – Original e Cópia.

Se o adolescente não tiver CPF e cartão do SUS, é necessário fazer o cadastro em nome do responsável e depois colocar os dados do adolescente na opção de agendamento. O adolescente só será vacinado com a presença do responsável.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter