Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Olinda recebe novos leitos pediátricos para tratamento de quadros respiratórios graves

Dos leitos abertos, dez são de terapia intensiva e dez de enfermaria

Pernambuco passa a contar com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria infantis Pernambuco passa a contar com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria infantis  - Foto: Helia Scheppa/PCR

Para atender mais pacientes com quadros respiratórios graves, no último sábado (5), começaram a funcionar 20 novos leitos pediátricos no Hospital de Referência à Covid-19 – Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque). Dos leitos abertos, dez são de terapia intensiva e dez de enfermaria. 

Em coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira (3), o secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou a abertura das novas vagas diante da aceleração da variante ômicron, em Pernambuco

“Desde o final do ano passado, já são 822 novos leitos, sendo 344 de UTI e ainda vamos abrir, nos próximos dias, cerca de 400 outras vagas no Estado. Mas só os esforços do governo não serão suficientes. Para frear a circulação viral e superar o vírus, precisamos do engajamento de todos, com o respeito aos protocolos e o reforço nos cuidados”, destacou o secretário. 

A Maternidade Brites de Albuquerque conta com 20 leitos de terapia intensiva e outros 20 de enfermaria para o atendimento infantil. Nos próximos dias, outros dez leitos pediátricos de UTI serão colocados em operação na unidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. 

Durante a coletiva, o gestor da pasta ressaltou a importância da vacinação das crianças contra a Covid-19 para prevenir os adoecimentos graves e óbitos pela doença nesta faixa etária. 

“Uma coisa é fato: só a proteção coletiva proporcionada pela vacinação vai frear o aparecimento de novos casos e a circulação de variantes, inclusive junto ao público pediátrico. E as crianças menores de cinco anos, que ainda não contam com a proteção das vacinas, só podem contar com a barreira ofertada pelas demais pessoas e com a oferta de assistência hospitalar especializada, com leitos próprios para o acompanhamento desses casos”, acrescentou.

Com a abertura dos novos leitos, Pernambuco passa a contar com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria, voltados para bebês e crianças com quadros respiratórios graves.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter