Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

OMS alerta que 90% dos países africanos não alcançarão metas mundiais de vacinação

Cerca de três quartos dos novos contágios do continente foram registrados no Egito, África do Sul, Tunísia, Uganda e Zâmbia

Trabalhadora da saúde sul-africana segurando vacina contra Covid-19Trabalhadora da saúde sul-africana segurando vacina contra Covid-19 - Foto: Emmanuel Croset / AFP

Cerca de 90% dos países africanos vão fracassar no objetivo mundial de vacinar um décimo da população até setembro, se não receberem urgentemente pelo menos 225 milhões de vacinas, alertou nesta quinta-feira (10) a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 
"Só sete países africanos (de 54) têm a possibilidade de alcançar o objetivo", declarou Matshidiso Moeti, diretora da OMS para a África, em coletiva de imprensa online.
 
Se a maiora dos países quiser respeitar esse prazo, serão necessárias urgentemente ao menos 225 milhões de vacinas, acrescentou.
 
A África conta oficialmente com quase cinco milhões de casos de coronavírus, e está sob a ameaça iminente de uma terceira onda. Segundo a OMS, as novas infecções aumentam "de uma semana para a outra". 


"A pandemia tende a aumentar em 10 países africanos, entre eles quatro que registram um aumento de mais de 30% nos últimos sete dias, em comparação com a semana anterior", alertou a instituição em um comunicado.
 
Cerca de três quartos dos novos contágios foram registrados no Egito, África do Sul, Tunísia, Uganda e Zâmbia.
 
Só 2% dos 1,3 bilhão de africanos receberam uma injeção e apenas 9,4 milhões de africanos estão totalmente vacinados. 
 
Diante dessa situação, a OMS pediu mais uma vez aos países ricos para compartilharem seus imunizantes. É uma questão "de vida ou morte", reiterou Moeti.  

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter