Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

OMS apresenta nova equipe de especialistas para investigar novos patógenos

Alguns dos especialistas selecionados já participaram da missão científica conjunta da OMS e China sobre a origem da Covid-19

CoronavírusCoronavírus - Foto: Pixabay

Mais de vinte especialistas de alto escalão investigarão para a Organização Mundial da Saúde (OMS) os novos agentes patógenos e voltarão a estudar a origem da Covid-19.

O coronavírus mostrou que nem o mundo nem a OMS estavam preparados para uma pandemia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou o lançamento de um "Grupo de Aconselhamento Científico sobre as origens dos novos agentes patógenos", chamado "SAGO" em suas siglas em inglês.

Após uma convocação de candidaturas, a OMS selecionou 26 de 700, entre as quais estão o virologista alemão Christian Drosten; Inger Damon, dos Centros de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos; Jean-Claude Manuguerra, virologista do instituto Pasteur da França e Yungui Yang, vice-diretor do Instituto de Genômica de Pequim.

"Segundo os procedimentos da OMS, haverá um período de consulta pública de duas semanas, para que a OMS receba comentários sobre as proposições dos membros do SAGO e para que implemente as modalidades da primeira reunião", explicou a agência da ONU em nota.

Alguns dos especialistas selecionados já participaram da missão científica conjunta da OMS e China sobre a origem da Covid-19, como a holandesa Marion Koopmans e o vietnamita Hung Nguyen.

Essa missão viajou em janeiro para Wuhan (China), onde o coronavírus foi detectado pela primeira vez, e em 29 de março publicou um relatório.

O texto, porém, não incluía nenhuma resposta conclusiva, só enumerava quatro posssíveis cenários. Entre eles, o considerado mais verossímil foi o de que o vírus foi transmitido ao ser humano por um animal intermediário, infectado por um morcego.

Também foi levantada a hipótese de que o vírus tenha sido transmitido diretamente, sem intermediário; pela alimentação - como carne congelada - ou por um vazamento acidental de um laboratório, algo que, no entanto, foi estimado "extremamente improvável".

Esta última hipótese foi descartada praticamente desde o início, o que levou os autores do relatório a serem acusados de mitigar a responsabilidade da China. O chefe da OMS não demorou a afirmar que as quatro hipóteses estavam sobre a mesa.

No marco da pandemia, o SAGO terá que orientar a OMS sobre as próximas medidas a serem tomadas para entender quais são as origens do coronavírus SARS-CoV-2, publicando uma "avaliação independente" de todas as conclusões científicas e técnicas disponíveis no mundo.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter