Logo Folha de Pernambuco

IMUNIZANTE

OMS aprova segunda vacina contra mpox

A licença abre caminho para que autoridades aprovem e importem rapidamente o medicamento, a fim de distribuí-lo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou seu comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundoA Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou seu comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo - Foto: Mario Tama/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (19) uma vacina contra a mpox da farmacêutica japonesa KM Bilogics, a segunda a obter a aprovação dessa agência da ONU.

A OMS informou que vai permitir o uso emergencial do imunizante LC16m8, para "facilitar um acesso maior e rápido a vacinas nas comunidades onde os surtos da doença se expandem". A licença abre caminho para que autoridades aprovem e importem rapidamente o medicamento, a fim de distribuí-lo.

Isso representa "um passo significativo em nossa resposta à emergência atual, trazendo uma nova opção para proteger todas as populações, incluindo as crianças", disse Yukiko Nakatani, vice-diretora-geral da OMS de acesso a medicamentos e produtos de saúde.

A agência da ONU declarou em agosto emergência de saúde pública de importância internacional envolvendo a mpox, após um aumento do número de casos da variante 1b na República Democrática do Congo (RDC), que se estendeu a outros países.

Essa e outras cepas já foram detectadas em 80 países neste ano, segundo a OMS, sendo a RDC o país mais afetado, onde foram registradas quase mil mortes e a maioria dos 39 mil casos suspeitos.

A OMS destacou que o anúncio de hoje é particularmente importante porque o governo japonês se comprometeu a doar 3,05 milhões de doses da vacina à RDC.

"É o maior pacote de doação já anunciado para a atual emergência de mpox."

Veja também

Se EUA cortar financiamento militar para Ucrânia, 'perderemos', diz Zelensky
GUERRA

Se EUA cortar financiamento militar para Ucrânia, 'perderemos', diz Zelensky

Promotoria se mostra aberta a novo adiamento de sentença contra Trump
EUA

Promotoria se mostra aberta a novo adiamento de sentença contra Trump

Newsletter