Logo Folha de Pernambuco

Esperança

OMS celebra "avanço científico" sobre corticoide contra a Covid-19

Medicação testada em estudo britânico diminuiu mortalidade entre pacientes graves

Paciente com Covid-19 recebendo tratamentoPaciente com Covid-19 recebendo tratamento - Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) celebrou nesta terça-feira (16) o "avanço científico" após o anúncio de pesquisadores britânicos sobre um medicamento da família de corticoides que reduz significativamente a mortalidade nos pacientes que manifestam formas mais graves da Covid-19.

"É o primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade nos pacientes enfermos de Covid-19 sob assistência de oxigênio ou respirador", comentou diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado. "É uma boa notícia e felicito o governo britânico, a universidade de Oxford e os numerosos hospitais e pacientes no Reino unido que contribuíram com este avanço científico que salva vidas", acrescentou.

A medicação em questão é o corticoide dexametasona, que apresentou redução de um terço na mortalidade entre os pacientes mais graves da Covid-19, segundo apontaram os primeiros resultados de um grande teste clínico realizado no Reino Unido. "A dexametasona é o primeiro medicamento que observamos que melhora a sobrevivência em caso de Covid-19", anunciaram os autores do estudo britânico Recovery.

Veja também

Newsletter