Logo Folha de Pernambuco

ALERTA

OMS convoca Europa a intensificar medidas ante 'situação alarmante' por Covid-19

Continente já iniciou o cronograma de vacinação, entretanto, precisa reforçar medidas contra o contágio pelo novo coronavírus

Mesmo com medidas para evitar contágio e vacinação, cepa mais contagiosa do novo coronavírus assusta a EuropaMesmo com medidas para evitar contágio e vacinação, cepa mais contagiosa do novo coronavírus assusta a Europa - Foto: Oli Scarff/AFP

A Europa deve "fazer mais" diante de uma "situação alarmante" criada pela circulação na região de uma nova variante mais contagiosa do coronavírus, inicialmente detectada no Reino Unido - alertou a direção regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (7).

"As medidas de base, que todos conhecemos, devem ser intensificadas para baixar a transmissão, aliviar nossos serviços contra a Covid-19 e salvar vidas", disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em conversa online com a imprensa.

Segundo ele, é preciso generalizar o uso de máscaras, limitar o número de reuniões sociais, respeitar a distância física e lavar as mãos, e combinar essas medidas com sistemas adequados de detecção e de localização, assim como isolar os pacientes. 

Vinte e dois países da zona Europa, que inclui 53 países, registraram casos ligados a essa nova cepa. Segundo os primeiros estudos, ela está respondendo às vacinas, indicou a OMS. 

A variante não muda a natureza da doença, e "a Covid-19 não é nem mais nem menos grave", completou Kluge. 

Muito afetada pela pandemia, a Europa acumula mais de 27,6 milhões de casos e 603 mil mortes, segundo a organização, que estima que o excesso de mortalidade tenha quintuplicado entre 2019 e 2020.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter