Saúde

OMS cria plano de ação para interromper surto de mpox e busca US$ 135 milhões em financiamento

A autoridade foi enfática ao afirmar que o surto de varíola pode "pode ser controlado e interrompido"

Mpox Mpox  - Foto: AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um plano de ação internacional para interromper o surto de mpox, que exigirá US$ 135 milhões em financiamento nos próximos seis meses, segundo nota divulgada nesta sexta-feira, 23.

O fundo dedicado à arrecadação de recursos será lançado no início da próxima semana.



Diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus esclareceu que o valor ainda é uma estimativa inicial e que provavelmente aumentará conforme o plano seja adaptado para as "crescentes necessidades" em relação ao controle da doença.

A autoridade foi enfática ao afirmar que o surto de varíola pode "pode ser controlado e interrompido", mas que exigirá uma "resposta compreensiva e coordenada" em nível internacional.

Nomeado como "Plano de Preparo Estratégico e Resposta à Mpox Global", o projeto foca na implementação de iniciativas de monitoramento, pesquisa avançada, acesso a tratamentos médicos e estratégias de resposta contra a varíola dos macacos.

No último mês, o surto de mpox alcançou um ritmo mais rápido de contágio, se espalhando para países da África que nunca haviam registrado casos da doença e até para países fora do continente africano, o que levou a OMS a classificar a doença como emergência pública global.

Em 15 de agosto, a Suécia confirmou o primeiro caso identificado na Europa e, em 22 de agosto, a Tailândia confirmou o primeiro na Ásia. 

Veja também

Guarda Costeira dos EUA publica imagens de submersível que implodiu em 2023
MUNDO

Guarda Costeira dos EUA publica imagens de submersível que implodiu em 2023

Evo Morales prosseguirá na marcha contra o presidente Luis Arce na Bolívia
MUNDO

Evo Morales prosseguirá na marcha contra o presidente Luis Arce na Bolívia

Newsletter