Logo Folha de Pernambuco

Saúde

OMS criará passaporte mundial de saúde inspirado em modelo europeu

A iniciativa deverá, segundo a OMS e a Comissão Europeia, facilitar a mobilidade e proteger os cidadãos de todo o mundo

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros AdhanomO diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom - Foto: Christopher Black / AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai se inspirar no certificado digital de Covid-19 da União Europeia (UE) para lançar um sistema de certificação mundial, após a assinatura de uma associação "histórica" nesta segunda-feira (5).

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e a comissária europeia de Saúde, Stella Kyriakides, assinaram, em Genebra, esta "iniciativa histórica para fortalecer a segurança sanitária mundial".

“A pandemia da Covid-19 mostrou a importância das soluções digitais para facilitar o acesso aos serviços de saúde”, afirmou Tedros na cerimônia de assinatura.

Ele ainda disse que o passaporte europeu será transformado em um "bem público mundial".

Este futuro sistema global de certificação digital deverá, segundo um comunicado da OMS e da Comissão Europeia, “facilitar a mobilidade e proteger os cidadãos em todo o mundo contra as ameaças sanitárias atuais e futuras, incluindo pandemias”.

É o primeiro elemento da rede global de certificação digital de saúde da OMS, que desenvolverá "uma ampla gama de produtos digitais para melhorar a saúde de todos", como certificados digitais internacionais de vacinação.

O passaporte sanitário da UE é o mais utilizado no mundo.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter