Logo Folha de Pernambuco

Epidemia

OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné

A epidemia de 2021 foi rapidamente derrotada em comparação com a anterior

O anúncio foi feito oficialmente neste sábado (19)O anúncio foi feito oficialmente neste sábado (19) - Foto: Cellou Binani/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente neste sábado (19) o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné, alguns meses depois do ressurgimento desta doença derrotada graças à experiência adquirida entre 2013 e 2016.

"Tenho a honra de falar neste dia da declaração do fim da doença do vírus ebola" na Guiné, disse o responsável da OMS, Alfred Ki-Zerbo, durante uma cerimônia em Nzérékoré (sudeste), onde o vírus reapareceu no final de janeiro.

"Gostaria, em nome do Estado, de declarar o fim do ressurgimento da doença do vírus ebola na República da Guiné", afirmou o ministro da Saúde desse país, Rémy Lamah.

Segundo um comunicado da OMS divulgado neste sábado, foram registrados 16 casos confirmados e sete prováveis nesta segunda epidemia na Guiné. Onze pacientes sobreviveram e 12 morreram.

O comunicado não especifica se esses 12 mortos correspondem a todos os casos confirmados. Um balanço anterior fornecido pela OMS na quinta-feira informava cinco mortos.

A epidemia de 2021 foi rapidamente derrotada em comparação com a anterior.
 


A epidemia de 2013-2016 - considerada a pior provocada pelo vírus desde que foi detectado em 1976 - apareceu na Guiné e se espalhou para os vizinhos Libéria e Serra Leoa, matando 11.300 pessoas. No entanto, segundo a OMS, este saldo estaria subestimado.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter