Logo Folha de Pernambuco

GAZA

OMS e Cruz Vermelha reabastecem hospitais na Faixa de Gaza

O chefe da OMS relatou que os motoristas que levaram os mantimentos foram submetidos a tratamentos humilhantes e detidos temporariamente em um posto de controle

Serviços humanitários reabastecem GazaServiços humanitários reabastecem Gaza - Foto: Oren Ziv/AFP

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou neste domingo que uma operação com a Cruz Vermelha conseguiu reabastecer dois hospitais no norte da Faixa de Gaza.

“A OMS e aliados finalmente conseguiram acessar ontem os hospitais de Kamal Adwan e Al Sahaba, depois de nove tentativas na última semana”, publicou Ghebreyesus no X, ressaltando que "as missões foram cumpridas enquanto os combates continuam”.

O chefe da OMS relatou  que os motoristas que levaram os mantimentos foram submetidos a tratamentos humilhantes e detidos temporariamente em um posto de controle, “o que é inaceitável”.

Segundo a OMS, 13 pacientes em estado crítico foram transferidos do hospital Kamal Adwan para o hospital Al Shifa, em Gaza. “O Kamal Adwan está lotado, com cerca de 60 pacientes internados, e recebe entre 50 e 70 feridos por dia”, disse Ghebreyesus.

O chefe da OMS informou que a missão permitiu entregar 20 mil litros de combustível para manter em funcionamento os geradores dos hospitais Kamal Adwan e Al Awda, e 23 mil litros ao hospital Al Sahaba, além de 800 unidades de sangue, medicamentos e material médico essencial.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter