Logo Folha de Pernambuco

Desigualdade

OMS: metade dos países africanos vacinou apenas até 2% da população contra Covid

Países mais carentes têm tido dificuldade para avançar na imunização

Trabalhadora da saúde sul-africana segurando vacina contra Covid-19Trabalhadora da saúde sul-africana segurando vacina contra Covid-19 - Foto: Emmanuel Croset / AFP

Quinze dos 54 países da África vacinaram totalmente 10% de sua população contra a Covid-19, enquanto metade dos países do continente vacinou apenas 2%, ou menos, segundo dados divulgados pelo escritório regional Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, nesta quinta-feira (30).

A meta de 10% de vacinados até 30 de setembro foi estabelecida em maio pela Assembleia Mundial da Saúde, de acordo com a OMS. "Quase 90% dos países de alta renda já alcançaram essa meta", comparou o órgão.

Na África, nove países, entre eles África do Sul, Marrocos e Tunísia, atingiram a meta no início de setembro, e outros seis aceleraram o ritmo para alcançá-la até o final do mês. Isso foi possível, graças ao aumento das entregas de vacinas, afirma o escritório da OMS na África.


Entre os mais vacinados no continente estão as ilhas Seychelles e Maurício - que imunizaram totalmente mais de 60% de sua população -, assim como Marrocos (48%), Tunísia, Comores e Cabo Verde, com mais de 20%.

"Os dados mais recentes mostram avanços limitados e ainda há muito a fazer para atingir a nova meta da OMS de vacinar completamente 40% da população até o final deste ano", frisou o coordenador do Programa de Imunização e Desenvolvimento de Vacinas do escritório da OMS para a África, Richard Mihigo, em entrevista coletiva. “Metade dos países africanos vacinou apenas 2%, ou menos, de sua população”, alertou.

 

Veja também

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter