OMS monitora variação da variante delta do coronavírus
A linhagem carrega três mutações adicionais em comparação com a variante delta original, duas das quais são para a proteína spike - a parte do vírus que adere às células humanas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira que monitora a linhagem AY.4.2 da variante delta do coronavírus, que está cada vez mais presente nas infecções por covid-19.
"Observa-se desde julho um aumento da transmissão da sequência AY.4.2", indicou a OMS em seu balanço semanal sobre a pandemia.
A linhagem carrega três mutações adicionais em comparação com a variante delta original, duas das quais são para a proteína spike - a parte do vírus que adere às células humanas.
Leia também
• PGR pretende fatiar relatório da CPI da Covid para ações em curso no Ministério Público Federal
• CPI da Covid aprova relatório e pede punição de Bolsonaro
• CPI da Covid suspende novamente sessão que terá votação do relatório
As sequências AY.4.2 foram baixadas no banco de dados global GISAID de 43 países. 93% vieram do Reino Unido, onde tem havido um aumento gradual na proporção de novos casos: essa linhagem representou 5,9% de todos os casos da variante delta registrados no Reino Unido durante a semana de 3 de outubro.
"Estudos epidemiológicos e laboratoriais estão em andamento" para estabelecer se AY.4.2 é mais contagiosa ou reduz os anticorpos, de acordo com a OMS.
A pandemia de covid-19 causou quase 5 milhões de mortes desde que foi detectada na China no final de 2019, de acordo com um balanço da AFP com base em fontes oficiais. No total, mais de 244 milhões de casos foram registrados.
Na semana passada, o número de infecções aumentou 4% em relação à semana anterior, com 2,9 milhões de novas infecções.