Logo Folha de Pernambuco

PANDEMIA

OMS pede maior esforço de vacinação contra Covid-19 no Leste Europeu

Seis países da região dobraram os casos de infecção nas últimas duas semanas

Vacinação contra a Covid-19Vacinação contra a Covid-19 - Foto: Andrej Ivanov/AFP

O Escritório Europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, nesta terça-feira (15), um maior esforço de vacinação na Europa Oriental, advertindo sobre o "maremoto" ligado à variante ômicron do coronavírus, que ameaça essa parte do continente.

Nas últimas duas semanas, os casos de Covid-19 mais do que dobraram em seis países (Armênia, Azerbaijão, Belarus, Geórgia, Rússia e Ucrânia) situados no Leste Europeu da organização, informou o diretor regional da OMS, Hans Kluge.

"Como era de se esperar, a onda ômicron está se movendo para o leste, e dez países-membros já detectaram a variante", disse Kluge, em um comunicado. 

A Região Europeia da OMS compreende 53 países, vários deles na Ásia Central. 
 

Kluge lamentou as baixas taxas de vacinação em algumas partes da região, com menos de 40% das pessoas acima de 60 anos totalmente vacinadas contra a Covid-19 na Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Quirguistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Também observou que, na Bulgária, na Geórgia e na Macedônia do Norte, menos de 49% dos profissionais de saúde receberam pelo menos uma dose da vacina contra o sarampo.

Diante "do maremoto ômicron e da variante delta, que ainda circula amplamente no leste, a situação é preocupante", alertou Kluge.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter