Novo coronavírus

OMS pede para países acordarem e diz não ser tarde para controlar a pandemia

Nesta sexta (3), o continente americano superou a Europa em número geral de infectados

Diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael RyanDiretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan - Foto: Fabrice Coffrini/AFP/Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, nesta sexta-feira (3), aos países afetados pelo novo coronavírus que "acordem" e "lutem" contra a pandemia, porque "os números não mentem". "É hora dos países olharem para os números. Por favor, não ignore o que os números dizem", disse Michael Ryan, chefe de emergências da saúde da OMS, em entrevista coletiva. 

Ryan respondia a uma pergunta sobre a situação no México, mas especificou que sua mensagem era endereçada a "muitos países". "As pessoas devem acordar. Os números não mentem e a situação no terreno não mente", acrescentou. Ele ressaltou que "nunca é tarde, em uma epidemia, para assumir o controle". "A OMS entende perfeitamente que existem boas razões para os países quererem relançar suas economias", pontuou. "Mas o problema também não pode ser ignorado, não desaparecerá como se por mágica", disse. 

Ryan também enfatizou que "devemos iniciar o combate agora. Temos que parar com esse vírus agora". "Os países enfrentam decisões difíceis", mas "eles absolutamente precisam quebrar as cadeias de transmissão", incluindo a adoção de medidas de confinamento "se não houver alternativa", afirmou Ryan. 

A pandemia continua a diminuir na Europa, mas está aumentando nas Américas. Pela primeira vez desde o início do surto, na China, em dezembro, a América Latina ultrapassou a Europa em número de casos nesta sexta-feira (3), com mais de 2,7 milhões de infectados. No entanto, o continente europeu continua sendo a região com mais mortes, com quase 200 mil mortes, seguida pelos Estados Unidos e Canadá (137.421) e América Latina (121.662).

Veja também

Rainha Margrethe da Dinamarca suspende compromissos após sofrer uma queda
realeza

Rainha Margrethe da Dinamarca suspende compromissos após sofrer uma queda

Exército israelense diz examinar imagens de soldado empurrando corpo de telhado na Cisjordânia
palestinos

Exército israelense diz examinar imagens de soldado empurrando corpo de telhado na Cisjordânia

Newsletter