Varíola dos Macacos

OMS suspeita que houve 'transmissão não detectada' de varíola dos macacos

A chegada do vírus a Europa, América do Norte e Oriente Médio causou preocupação nas últimas semanas e o temor de uma nova pandemia

Varíola dos macacosVaríola dos macacos - Foto: Freya Kaulbars / RKI Robert Koch Institute / AFP

A onda atual de casos de varíola dos macacos em cerca de 30 países, fora das regiões endêmicas, sugere que a transmissão do vírus passou despercebida por algum tempo, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (1º).

"O surgimento súbito da varíola do macaco em diferentes países no mesmo período sugere que a transmissão não foi detectada durante certo tempo", declarou o diretor da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Mais de 550 casos em 30 países nos quais a enfermidade não é endêmica e só é notificada excepcionalmente foram registrados pela OMS desde o início do surto atual de casos há cerca de um mês, acrescentou.

A chegada do vírus a Europa, América do Norte e Oriente Médio causou preocupação nas últimas semanas e o temor de uma nova pandemia.

"A OMS exorta os países afetados a ampliar a vigilância e a rastrear os casos em suas comunidades", advertiu Tedros, que ressaltou que qualquer um pode ser infectado pelo vírus em caso de contato próximo com um doente.

Até agora, a maioria dos casos registrados envolvem "homens que mantêm relações sexuais com homens", detalhou o diretor da OMS.

Apesar de a OMS esperar um aumento no número de casos, ainda não se pode falar de pandemia.

"Trata-se de uma onda de casos, e as ondas podem ser interrompidas", disse a responsável técnica da OMS para a varíola do macaco, Rosamund Lewis, ao ressaltar que a propagação atual da doença era "uma fonte de preocupação".

"Embora a onda atual de casos não tenha causado mortes, o vírus da varíola do macaco causa mortes todos os anos no continente africano há pelo menos meio século", acrescentou a doutora Lewis.

O vírus da varíola do macaco apresenta similaridades com o da varíola humana, erradicada desde os anos 1980, quando foram encerradas as campanhas de vacinação.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter