OMS vai atualizar lista de vírus e bactérias que podem provocar a próxima pandemia
A agência de saúde reuniu mais de 300 cientistas para observar mais de 25 famílias de vírus e bactérias
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando para desenvolver uma nova lista de patógenos prioritários que podem provocar uma pandemia ou surtos de uma doença. Por conta deste risco, elas exigiriam um monitoramento mais de perto, anunciou o órgão nesta segunda-feira.
A OMS busca atualizar uma lista destinada a pesquisa e desenvolvimento (P+D) especialmente em vacinas, testes e tratamentos.
Como parte desse processo, iniciado na sexta-feira (18), a agência de saúde reuniu mais de 300 cientistas para observar mais de 25 famílias de vírus e bactérias.
Leia também
• Europa teve ao menos 15 mil mortes relacionadas com ondas de calor em 2022, diz OMS
• OMS mantém nível de alerta máximo para varíola dos macacos
• Casos de tuberculose aumentam devido à pandemia de Covid-19
Também irão analisar a chamada "Doença X", um patógeno desconhecido que poderia causar uma grave epidemia internacional.
— Focar em patógenos prioritários e famílias de vírus para pesquisa e desenvolvimento das contramedidas é essencial para ter uma resposta eficaz e rápida a epidemias e pandemias — disse Michael Ryan, diretor de emergências da OMS. — Sem investimentos significativos em P+D antes da pandemia de Covid-19, teria sido impossível ter vacinas seguras e eficazes desenvolvidas em tempo recorde.
A lista foi publicada pela primeira vez em 2017. Atualmente, inclui os vírus da Covid-19, ebola e marburg; febre de lassa, Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), vírus nipah, zika e a Doença X.
Para cada patógeno identificado como prioritário, os especialistas identificarão as lacunas de conhecimento e as pesquisas necessárias.
A lista revisada deve ser publicada antes de abril de 2023.