Onda de calor aumenta popularidade de 'facekinis' na China
Máscaras cobrem todo o rosto e são feitas de material resistente a raios UV; comerciante disse ter vendido 300 mil unidades
A onda de calor que atingiu a China e fez os termômetros do país marcarem temperaturas recordes de 52°C aumentou as vendas de um item de proteção incomum: os 'facekinis'. Tratam-se de máscaras que cobrem todo o rosto, deixando apenas os olhos e a boca à mostra, e são usados pelos chineses em idas à praia.
Feitos de material resistente a raios UV, os 'facekinis' não são o único produto que teve a popularidade impulsionada pelas elevadas temperaturas. A lista inclui ainda chápeus com ventiladores embutidos, jaquetas resistentes a raios ultravioletas e mangas sobresalhentes para cobrir os braços.
Leia também
• Atenas, uma capital europeia pouco adaptada às ondas de calor
• Calor no Arizona ameaça a vida de moradores de rua
• Grécia limita horário da Acrópole e outros sítios arqueológicos devido ao calor
De acordo com o site chinês Global Times, a venda dos 'facekinis' produtos disparou. Um comerciante de Yiwu, na província de Zhejiang, disse, no início do mês, ter vendido cerca de 300 mil unidades neste ano.
O crescimento de vendas, no entanto, não se restringe aos 'facekinis'
— Comparado com antes da pandemia, dois ou três anos atrás, este ano está muito, muito melhor do que nos anos anteriores. O volume de vendas definitivamente aumentou muito este ano — disse um vendedor de chápeus, identificado como Wang, para a agência Reuters.