Logo Folha de Pernambuco

México

Onda de calor provoca apagões no México

A entidade responsável pelo sistema elétrico mexicano costuma fazer cortes de energia para equilibrar a oferta e demanda

Bandeira do MéxicoBandeira do México - Foto: Reprodução/Internet

Várias regiões do México enfrentam apagões intermitentes devido ao alto consumo de energia provocado por uma onda de calor, anunciou o governo do país nesta quinta-feira (9).

Nos últimos dias, foram registrados apagões na capital do país, no vizinho Estado do México e em outras áreas, como Michoacán (oeste), Tamaulipas (nordeste) e Campeche (sudeste). Em algumas dessas regiões a temperatura passou de 40º C.

"Houve uma demanda superior à capacidade de geração" de energia, disse em entrevista coletiva o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

A entidade responsável pelo sistema elétrico mexicano costuma fazer cortes de energia para equilibrar a oferta e demanda.

Uma situação semelhante acontece na Costa Rica, onde autoridades anunciaram um racionamento de energia devido à escassez de água nos reservatórios que abastecem as centrais hidrelétricas causada pela seca.

Equador e Colômbia também têm sofrido com o racionamento de energia, devido à falta de água para alimentar as usinas hidrelétricas.

Uma onda de calor atinge várias regiões do México e provocou a redução do nível de diversas represas do país, causando preocupação nos setores produtivos, principalmente no agropecuário.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter