Abuso Infantil

ONG: Brasil tem mais de 100 mil denúncias de amarzenagem de conteúdo com abuso e exploração infantil

Segundo especialista da ONG, o aumento de violações a criança acompanha um crescimento na conscientização de expôr esses crimes

Além do aumento nas denúncias, o que se observa é também uma evolução das ferramentas usadas pelos criminososAlém do aumento nas denúncias, o que se observa é também uma evolução das ferramentas usadas pelos criminosos - Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Em 2022, o Brasil totalizou 111.929 denúncias de armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil, encaminhadas à organização não governamental Safernet. O dado foi divulgado nesta terça-feira (7), pela entidade, que realiza evento para marcar o lançamento do balanço, com autoridades no assunto, na capital paulista.

Em 2021, o número foi 9,9% menor. Naquele ano, a central recebeu 101.833 notificações desse tipo de crime.

Para a procuradora da República Priscila Costa Schreiner, que integra um grupo de combate a crimes cibernéticos do Ministério Público Federal, além do aumento nas denúncias, o que se observa é também uma evolução das ferramentas usadas pelos criminosos. Isso tem feito com que equipes especializadas no enfrentamento busquem se atualizar.

Priscila pontuou, ainda, que o aumento de violações a criança acompanha um crescimento quanto à conscientização sobre a importância de comunicá-las. "O mundo do crime se moderniza, se moderniza com muito mais velocidade dentro da internet", complementou.

A pesquisadora Jessica Taylor Piotrowski, docente da Universidade de Amsterdam, disse que, atualmente, medidas como a restrição de idade não têm mais adiantado, sozinhas. Tal questão também foi levantada pela pesquisadora Veriety McIntosh, especialista em realidade virtual.

Em sua apresentação, Jessica ressaltou que a internet tem, hoje, um grau maior de complexidade e que há recursos que as crianças ainda não compreendem em sua totalidade. Como exemplo, a docente citou a inteligência artificial, algo revelado por um estudo de que participou.

Sobre os riscos a que as crianças estão sujeitas, ao acessar a internet, Jessica pontuou aspectos que também podem persistir na vida adulta, como a pornografia infantil, transtornos alimentares, a desinformação e a FOMO, sigla que, em inglês, resume a ideia de "medo de perder algo/algum acontecimento importante". "Hoje, as pessoas têm uma hora a menos de sono, para ficar usando os dispositivos", disse.

Veja também

Nave Soyuz pousa após missão recorde à Estação Espacial Internacional
ESPAÇO

Nave Soyuz pousa após missão recorde à Estação Espacial Internacional

Motociclista morre após tentar passar entre dois caminhões em avenida na Zona Oeste do Recife
NA TORRE

Motociclista morre após tentar passar entre dois caminhões em avenida na Zona Oeste do Recife

Newsletter