ONG realiza barqueata e recolhe lixo do rio Capibaribe
Nesta terça-feira (31), a ONG Recapibaribe organizou uma barqueata para recolher lixo das águas do rio Capibaribe. O intuito é alertar a população sobre a preservação do rio Capibaribe. Cerca de cem voluntários participaram da iniciativa, que faz parte do projeto "Há gosto pelo Capibaribe".
A ação teve início com um café da manhã na sede da ONG, localizada no bairro do Monteiro, zona Norte do Recife, e se estende até o final da tarde, quando será divulgado o resultado final do montante de lixo apurado. Após o recolhimento de lixo por parte de voluntários, a Emlurb buscará o material e dará o descarte final ao que foi encontrado.
A última edição foi realizada em 2019 e na ocasião, foram recolhidos 29 toneladas. No ano passado não houve a edição da barqueata por conta da pandemia da covid-19.
"A gente já encontrou várias coisas, uma foi uma tornozeleira eletrônica que a gente já tirou numa edição passada. E, agora enquanto educadora, professora, o que me chamou atenção foi uma televisão antiga de tubo que o mangue terminou brotando dentro dessa televisão, então para você ver o poder da natureza, o poder do mangue dizendo, eu tô aqui, eu existo e eu preciso de respeito, eu mereço respeito", disse Vírginia Menezes, voluntária da ONG Recapibaribe.
O percurso teve oito quilômetros e saiu da sede da ONG, seguindo até a frente do departamento de Remo do Sport Clube do Recife, na Madalena, área Central do Recife.
"O nosso problema para fazer um trabalho como esse é justamente o incentivo social, porque não é justo esses homens estarem fazendo trabalho para a Cidade e não ter nenhuma contribuição mínima", contou Socorro Catanhede, presidente e fundadora da ONG Recapibaribe.