Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Ônibus da RMR deverão circular com passageiros sentados; Governo intensifica fiscalização

Também está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TIs)

Rua do Príncipe, Centro do RecifeRua do Príncipe, Centro do Recife - Foto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco

Em mais uma medida de combate à disseminação do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (24) uma portaria que determina a circulação dos ônibus do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) preferencialmente com passageiros sentados. Também está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TIs). Segundo o governo, a fiscalização será intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus. A Polícia Militar de Pernambuco dará apoio à ação.

De acordo com o documento, as empresas de ônibus “deverão adotar todas as providências para evitar acúmulo de passageiros em filas”. Os usuários deverão ficar a uma distância mínima de um metro entre si. Para cumprir a determinação, as operadoras ainda deverão disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros ou nas garagens.

Leia também:
Metrô do Recife funciona apenas nos horários de pico por coronavírus
Ônibus da RMR terão reforço na limpeza para conter coronavírus


As filas nos TIs deverão ter no máximo 30 pessoas em linhas que operam com ônibus convencionais e 45 pessoas nas linhas que operam exclusivamente com BRT ou veículos articulados.  Na segunda-feira (23), segundo dados do Governo do Estado, a demanda do sistema foi mais de 70% abaixo dos dias convencionais.

“Desde a última semana as operadoras já estão atuando sob um plano de contingência a fim de garantir, especialmente no horário de pico, haja veículos suficientes para evitar aglomerações nas filas e nos coletivos”, argumentou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto. “Queremos reforçar a orientação aos passageiros ingressem nos veículos sentados e mantenham distância nas filas. Esse esforço depende de todos nós”, acrescentou.

A portaria extraordinária é assinada pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e de Saúde, André Longo, e pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Erivaldo Coutinho.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Newsletter