Logo Folha de Pernambuco

Transporte

Ônibus da RMR passam a circular com ar-condicionado desligado e janelas abertas devido à Covid-19

Medida segue recomendação da secretaria de Saúde do Estado para conter o avanço da doença e já está em vigor nos coletivos

Linha de ônibus TI Xambá / Joana BezerraLinha de ônibus TI Xambá / Joana Bezerra - Foto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

Os ônibus da Região Metropolitana do Recife devem passar a circular com ar-condicionado desligado e janelas abertas para conter a propagação da Covid-19

A resolução foi votada nesta terça-feira (13), pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSMT), baseando-se na recomendação da Secretaria Estadual de Saúde  (SES-PE), que emitiu nota técnica ao Conselho no dia de 2 de dezembro. A recomendação da secretaria visava conter o avanço da variante ômicron. 

Em nota, o Conselho informou que a medida entrou em vigor no dia 6 de dezembro, e que a votação pelas empresas de transporte público, ocorrida nesta terça-feira, foi para confirmar tal resolução. A decisão tem validade de 60 dias corridos. 

BRT e ônibus opcionais não seguirão a recomendação, já que suas janelas são coladas. 

A medida foi aprovada pela maioria e apenas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa federal, foi contrária à proposta, devido à impossibilidade dos trens de abrir as janelas. 

Embora o uso da máscara também tenha sido recomendado na nota da secretaria, o CSTM informou que o retorno da máscara não foi votado como medida obrigatória, mas que ela segue sendo recomendada aos passageiros dentro dos transportes. 

Além disso, a máscara tem sido solicitada como obrigatória para as pessoas que trabalham nos terminais integrados da região. 

A Secretaria Estadual de Saúde explicou na nota "que todas as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em Pernambuco têm sido adotadas de forma proporcional ao cenário epidemiológico e que os indicadores referentes à Covid-19 continuaram a ser monitorados e caso ocorra redução a medida poderá ser revista."

 

 

 

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter