Logo Folha de Pernambuco

Acidente

Ônibus que tombou e deixou seis pessoas mortas, entre São Paulo e Paraty, fazia viagem irregular

Outras 48 pessoas foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros

Ônibus que levava turistas de SP a Paraty tomba, e ao menos cinco pessoas morremÔnibus que levava turistas de SP a Paraty tomba, e ao menos cinco pessoas morrem - Foto: Twitter BombeirosPMESP/ Reprodução

O ônibus de turismo que tombou com 66 passageiros na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) sentido Ubatuba, na altura de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, na manhã deste sábado, não tinha autorização para operar entre Estados, segundoa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Cinco pessoas morreram no local durante o resgate, entre elas uma criança, e outra chegou a ser socorrida na Santa Casa de Ubatuba, mas não resistiu.
 

O veículo operado pela empresa Andreatur tombou na altura do quilômetro 75,8. Além das seis vítimas fatais, outras 48 pessoas foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Doze passageiros saíram ilesos.

Vídeo: Brasileiro baleado nos EUA dá os primeiros passos após ser alvejado na cabeça. De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Andreatur é autorizada a fazer viagens intermunicipais dentro do estado de São Paulo até 2025. Segundo a Artesp, a Andreatur comunicou que a viagem seria feita entre a capital paulista e Ubatuba. O destino final do ônibus, no entanto, estava previsto para ser Paraty, no Rio de Janeiro.

Imigração
Brasileiros são resgatados e levados para abrigo na fronteira dos EUA com o México. A Agência Nacional de Transportes Terrestres diz que o ônibus "não poderia estar operando" entre Estados. O véiculo está inativo no sistema de habilitação da ANTT. A Andreatur ainda não se pronunciou sobre a situação.

Um helicóptero Águia da Polícia Militar também foi deslocado ao trecho do acidente, além de ambulâncias municipais de São Luís do Paraitinga e de Ubatuba, que auxiliaram no socorro às vítimas. O acidente aconteceu por volta das 7h, quando o ônibus tombou no trecho de serra, na altura do quilômetro 76. A passagem de coletivos e caminhões é proibida na rodovia Oswaldo Cruz, justamente pela pista simples, estreita e pelas curvas sinuosas na região.

O ônibus de excursão, de dois andares, chegou a ser parado pela polícia e teve de voltar. No retorno, o motorista perdeu o controle, e o veículo tombou.

O ônibus pertence à empresa Viação Arca e transportava 66 passageiros de São Paulo para Paraty, no Rio de Janeiro.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter