Logo Folha de Pernambuco

Direitos Humanos

ONU anuncia envio de primeiro comboio terrestre ao Saara Ocidental desde 2020

Local é disputado há duas décadas pelo Marrocos e pela Frente Polisário

Desde 13 de novembro de 2020, nenhum comboio terrestre havia sido autorizado.Desde 13 de novembro de 2020, nenhum comboio terrestre havia sido autorizado. - Foto: Ed Jones/AFP

Pela primeira vez desde 2020, a ONU vai enviar um primeiro comboio terrestre com suprimentos para sua missão no Saara Ocidental (Minurso), ao leste do muro de areia que separa as partes beligerantes do conflito, anunciou a organização nesta quinta-feira (30).

"Alcançamos acordos para (enviar) um novo comboio o mais rápido possível", disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU.

"É uma boa notícia", acrescentou, antes de informar que devido à "ausência de movimentos terrestres desde que recomeçaram as hostilidades em 2020, os diferentes enclaves da Minurso ao leste do muro sofreram com dificuldades materiais críticas, em particular, combustíveis".

Ex-colônia espanhola, o Saara Ocidental é considerado um "território autônomo" pela ONU e é disputado há duas décadas pelo Marrocos e pela Frente Polisário, apoiada pela Argélia.

Rabat, que controla 80% do enorme território, quer um plano de autonomia sob sua soberania, enquanto a Frente Polisário exige um referendo de autodeterminação sob a égide da ONU, como estava previsto na assinatura de um cessar-fogo em 1991 e que nunca se concretizou.

A área está dividida de Norte a Sul desde a década de 1980 por um "muro de defesa" construído pelo Marrocos.

Em seu último comunicado de outubro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, recordou das "consequências cada vez mais graves" que a Minurso enfrentava para manter sua presença na região por causa de problemas de abastecimento.

Desde 13 de novembro de 2020, nenhum comboio terrestre havia sido autorizado. O fornecimento era feito por avião ou helicópteros, porém havia dificuldades para a entrega de equipamentos pesados, em especial, veículos.

O anúncio acontece depois que o emissário da ONU, Staffan de Mistura, convidou, nesta semana, para reuniões informais, em Nova York, as partes envolvidas (Marrocos, Frente Polisário, Argélia e Mauritânia) e os membros do grupo de amigos do Saara Ocidental (Espanha, França, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido).

"O enviado mantém a esperança de que seja possível uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável, que permita a autodeterminação da população do Saara Ocidental, em linha com as resoluções do Conselho de Segurança", disse Dujarric recentemente.

Veja também

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos
Vacina

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido
ABORDAGEM

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido

Newsletter