Logo Folha de Pernambuco

inteligência artificial

ONU apresentará 8 robôs humanoides em cúpula sobre Inteligência Artificial

O foco é mostrar que as novas tecnologias podem ser úteis para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Inteligência artificialInteligência artificial - Foto: Freepik

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresentará oito robôs humanoides capazes de realizar tarefas para o bem social em uma cúpula global sobre Inteligência Artificial (IA) marcada para julho em Genebra, afirmou em comunicado.

No encontro, que acontece nos dias 6 e 7 de julho, a União Internacional de Telecomunicações (ITU), agência da ONU, quer mostrar como as novas tecnologias e as IAs podem ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na luta contra a crise climática e o apoio à ação humanitária.

"É do nosso interesse coletivo moldar a inteligência artificial mais rapidamente do que ela nos molda”, disse a nova secretária-geral da ITU, Doreen Bogdan-Martin, em comunicado.

Esta cúpula, a principal plataforma da ONU para a IA, reunirá as principais vozes que representam uma diversidade de interesses para garantir que a inteligência artificial possa ser um poderoso catalisador para o progresso em nossa corrida para salvar os ODS, acrescentou.

No encontro, que reunirá mais de 20 especialistas em robótica, oito robôs humanoides -- chamados Beonmi, Nadine, Sophia, Geminoid, 4NE-1, Ai-Da Robot, Grace e Desdemona -- mostrarão suas habilidades no combate a incêndios, distribuição de ajuda, prestação de cuidados à saúde e no manejo da agricultura sustentável.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter